Ultima atualização 19 de junho

Assurant investe em tecnologia para melhorar experiência do cliente

Uso de dados, Inteligência Artificial e Machine Learning reduzem burocracias e otimizam o atendimento dos clientes
assurant
José Augusto Codesso

Conquistar a confiança e a lealdade do consumidor tem sido um desejo e um desafio constante para muitas empresas. Com base nesses objetivos, a Assurant aplicou Inteligência Artificial e Machine Learning para melhorar o atendimento dos seus segurados.

“O modelo tradicional de seguros que conhecemos atualmente possui protocolos, avaliações e burocracias que são muitas vezes obstáculos para atender com agilidade. Com a tecnologia, ao digitalizar processos é possível revolucionar a forma com que se faz seguro no Brasil, e é nisso que temos investido constantemente”, afirma José Augusto Codesso, diretor de Operações da seguradora.

De acordo com o executivo, a empresa já havia implantado a Inteligência Artificial através de um modelo de auto aprovação aplicando método descritivo que trabalhava com regras conhecidas e estudando bases de dados históricos. “Como nosso objetivo é sempre buscar inovação e maior eficiência, o time de operações e TI trabalhou em conjunto buscando tecnologias para aumentar a eficiência do processo de auto aprovação. Por meio da utilização de um Machine Learning, nasceu o ‘Auto Approved’ 2.0, que mudou a dinâmica, passando a decisão para um modelo preditivo, que analisa a propensão do sinistro estar correto. O modelo aprende com ele mesmo, melhorando cada vez mais e obtendo mais efetividade na operação”, explica.

Com a implantação do Auto Approved 2.0, o modelo passa a combinar variáveis para tomada de decisão e os analistas são direcionados para situações mais críticas, com isso o tempo de regulação dos casos ocorridos é otimizado, podendo ser imediato. Atualmente, todas as ocorrências já passam pelo Machine Learning. Com isso, mais de 50% dos processos de atendimento para os bens segurados como refrigeradores, TVs, celulares, computadores já têm aprovação automática.

Seguindo essa premissa, a Assurant também estabeleceu um ecossistema de apoio bem estruturado, com assistência por linha de negócios feitos por consultores técnicos que trazem mais especialidade e controle no relacionamento com os segurados.

Atendimento Digital

Os investimentos em canais digitais também imprimem mais agilidade no atendimento ao cliente. Mais de 80% das chamadas por WhatsApp e Telefone têm retorno em até 20 segundos.

O canal WhatsApp da Assurant, desde o seu lançamento há um ano, passou a representar cerca de 40% de share em relação a todos os outros canais da companhia. “O consumidor tem o poder de escolha e percebemos que ele tem preferência pelo WhatsApp. Realizamos pesquisas após o término das interações e os números mostram que 80% dos consumidores consideram que a tratativa por esse canal é simples e se sentem muito satisfeitos com o atendimento recebido. Além da praticidade, a plataforma possibilitou uma atuação preventiva, compartilhando com os segurados mensagens com o ‘status’ durante toda a jornada de assistência ao cliente, imprimindo uma experiência mais confortável e proativa”, afirma Codesso. “A tendência é a de que esse canal seja mais utilizado do que o tradicional 0800”, complementa.

Vistoria remota

A empresa também implantou a análise virtual de produtos para algumas linhas como fogão, geladeira, entre outras, o que otimiza ainda mais o tempo para atender, sem necessidades de envio de produtos pelo cliente ou visita técnica. 92% dos segurados que utilizaram a análise virtual consideram que o serviço é a melhor forma para avaliar o seu bem segurado.

Outro bom exemplo desta digitalização foi o fato de que a Assurant tem obtido grandes resultados de experiência do consumidor com aumento de cerca de 20% no NPS (Net Promoter Score) comparado com 2022, e 145% desde 2018, quando a empresa começou a mensurar a experiência do segurado.

Estoque para reposição de smartphones

Além disso, a Assurant conta com um estoque físico de aparelhos celulares para indenização, garantindo agilidade na reposição do bem. “Atualmente, 90% das indenizações já são feitas utilizando nosso estoque próprio” destaca Codesso.

O executivo destaca que, no ecossistema de suporte, a seguradora é a única certificada pela Apple para execução de reparos, isso significa que o reparo de aparelhos da marca é realizado pela própria Assurant, sem a necessidade de envio para uma assistência técnica externa.

Certificação de Assistências Técnicas

A companhia realiza também um trabalho de mapeamento de performance das assistências técnicas prestadoras de serviços, com metas que contribuem para garantir o padrão, qualidade e agilidade do atendimento aos seus clientes.

“Promovemos em março o evento online de reconhecimento do 1º Programa de Certificação Assurant Brasil, referente à performance das assistências durante o ano de 2022. É um reconhecimento pelo empenho desses parceiros que estão no dia a dia em contato com os nossos segurados e que têm entregado um excelente serviço”, ressalta Codesso.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO