Ultima atualização 04 de maio

Seguro residencial registra crescimento de 25% em quatro anos

Entre 2017 e 2021, de acordo com um levantamento da FenSeg, o aumento foi de 2,8 milhões de residências protegidas pelo seguro

EXCLUSIVO – Cada vez mais brasileiros estão contratando o seguro residencial. Um levantamento da FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais) apontou um aumento de 25% no Índice de Penetração deste seguro entre 2017 e 2021. De acordo com a pesquisa, a participação da carteira, que era de 13,6% no primeiro ano da série histórica, pulou para 17%, o que representa 12,7 milhões de residências seguradas em todo Brasil.

Andrea Nogueira Soares

As principais coberturas do produto, que são também as mais contratadas, são incêndio, danos elétricos, vendaval, roubo e responsabilidade civil. Além disso, existem os serviços de assistência que garantem socorro em emergências domésticas e serviços do dia a dia. “Principalmente depois da pandemia, as pessoas passaram a pensar mais nesse tipo de proteção e valorizar mais o conforto, a comodidade e a segurança dentro de casa”, afirma Andrea Nogueira Soares, superintendente de Massificados da Mapfre.

Segundo o estudo da FenSeg, em 2021, a região do país com maior participação na carteria foi a Sul, com 29,7%, seguida de Sudeste (22,3%), Centro-Oeste (12,9%), Nordeste (7%) e Norte (4,6%). Entre os estados, o Rio Grande do Sul lidera, com 38,6%, à frente de São Paulo (29%), Santa Catarina (27,1%), Paraná (22,7%) e Distrito Federal (21,8%). Para obter esses dados, a entidade cruzou dados das 61 seguradoras que comercializam o produto com números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Susep (Superintendência de Seguros Privados).

Ivan Santos

Ainda de acordo com o levantamento, apenas 10% das apólices de seguro residencial contam com a cobertura de desmoronamento, enquanto a de alagamento representa menos de 1% do total. Para Ivan Santos, head de Produtos Patrimoniais da Pottencial, o mercado ainda precisa amadurecer essas coberturas, pois o custo delas é elevado e por vezes inviável de operacionalizar quando pensado de forma regional. “Acredito que as seguradoras possam apostar em apólices na modalidade de All Risk, semelhante ao que acontece em outros países”.

A pesquisa da FenSeg também apontou que os serviços emergenciais, presentes em todos os contratos deste seguro, são cada vez mais acionados pelos segurados. Na Mapfre, o número de assistências aumentou cerca de 25% em 2022 quando comparado a 2021. Nos quatro primeiros meses de 2023, o número de acionamento já representa 32% dos serviços realizados no ano passado. “Além da percepção da necessidade das coberturas comuns e da proteção por danos causados por eventos da natureza, os serviços emergenciais, de manutenção e comodidade, vêm sendo cada vez mais acionados e utilizados pelos clientes devido à praticidade e custo-benefício que oferecem”, diz Andrea.

Apesar da expansão do produto, o levantamento constatou que apenas 17% das residências brasileiras contam com um seguro. Ou seja, a cada 100 casas, apenas 17 estão protegidas por uma apólice. Santos ressalta que existem grandes oportunidades de negócios na carteira, basta o setor saber como explorá-las. “O ritmo de crescimento está diretamente relacionado com a modernização de produtos e jornada de relacionamento com o cliente. O cliente precisa enxergar valor ao adquirir uma apólice de seguros, desafio que é responsabilidade de todos nós profissionais do mercado”.

Para que o seguro residencial continue crescendo no Brasil, Andrea afirma que é dever dos corretores ofertar o produto para os clientes de Vida, Automóvel e todos os ramos. “Além disso, as seguradoras devem olhar cada vez mais para as necessidades dos clientes finais, atuando em melhorias e inovações para agregar cada vez mais valor ao seguro, oferecendo benefícios e provocando o interesse dos proprietários e inquilinos. Precisamos mostrar para a população que o custo médio de um seguro residencial é baixo quando comparado ao valor do imóvel, o que compensa a sua contratação quando pensamos em todos os benefícios oferecidos”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO