Ultima atualização 19 de maio

Aumento de ataques cibernéticos eleva procura por seguros

De acordo com levantamento do FortiGuard Labs, o Brasil registrou em 2022 mais de 103 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos

De acordo com levantamento do FortiGuard Labs, laboratório de inteligência e análise de ameaças da Fortinet, o Brasil registrou, em 2022, mais de 103 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos, um aumento de 16% na comparação com o ano anterior. Esses números colocam o país como o segundo mais atingido por essas ocorrências na América Latina, ficando atrás apenas do México. Este cenário tem levado mais empresas a buscarem proteção por meio do seguro cyber, o que fez com que o produto registrasse grande aumento em 2022.

Apenas no Norte e Nordeste, o aumento na arrecadação do produto foi de mais de 200% no ano passado, quando comparado ao resultado de 2021. Já a nível Brasil, as seguradoras registraram aumento de 70%. De acordo com Anderson Peixoto, advogado, executivo do setor de seguros e representante do Sindseg N/NE (Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste), o resultado é reflexo da corrida das empresas para protegerem seus dados e de seus clientes.

“Com o advento da pandemia, a sociedade se colocou num lugar ainda mais elevado no aspecto digital. A maioria das transações são feitas pela internet e as instituições tiveram que se adaptar tanto no aspecto de armazenamento quanto, e principalmente, na segurança dos dados coletados. Todavia, por mais bem preparadas que as instituições (públicas ou privadas) estejam quanto à proteção de dados, com a criação de políticas, planos e instalações de ferramentas, é preciso se resguardar contra lacunas ainda não identificadas pelas instituições, mas que podem ser manipuladas por agressores digitais. É aí que entra a importância do seguro cyber”, explica.

Além disso, aponta o advogado, a proteção é uma grande aliada no processo de adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). “As empresas devem criar ferramentas internas para mitigar os riscos de exposição de dados, mas sabe-se que os ataques podem acontecer. Sendo identificado um ataque, o seguro atua dando provisão financeira em razão da exposição de dados. Lembremos também que a ANPD (Agência Nacional de Proteção de Dados) aplica multas severas contra empresas identificadas em exposição de dados. Ou seja, quanto mais segurança dermos às nossas operações, melhor. E o seguro cyber é uma proteção necessária numa era amplamente digital”, completa.

O também executivo do setor segurador e representante do Sindseg N/NE, Cefas Rodrigues, reforça o montante das multas e penalidades aplicadas às empresas que violem a LGPD. “Dentre as penalidades administrativas previstas podemos mencionar multa de até 2% do faturamento, com limite de R$ 50 milhões, medidas corretivas, suspensão do banco de dados, eliminação de informações, divulgação da infração, proibição parcial ou total da atividade, entre outras, o que reforça a importância de as empresas estarem respaldadas por um seguro”, explica.

Segundo Rodrigues, o produto pode ser contratado por qualquer empresa que faça gestão e manuseio de dados pessoais, prevendo a violação desses dados, além da proteção dos dados privados e informações corporativas, independente do seu porte ou segmento. “O seguro cyber oferece cobertura para inúmeras situações, porém os ataques de negação de serviço, vazamento de dados e extorsão cibernética estão entre as ameaças e contratação de coberturas mais comuns”, aponta.

Ele ainda completa que “muitos pensam que o alvo desses ataques são grandes corporações, mas a maioria atinge as PME’s, que acabam ficando mais vulneráveis. Reitero a importância da consulta a um corretor de seguros, que poderá analisar e orientar a empresa diante de sua exposição para a contratação de coberturas customizadas conforme as suas necessidades”, finaliza.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO