Ultima atualização 27 de abril

Sinistros de carga marítima e terrestre, como lidar com eles?

Obter uma apólice de seguro garante reduzir o impacto, ou evitar, perdas e danos materiais e financeiros durante o transporte da mercadoria

A história nos mostra que, apesar dos grandes avanços que fizemos nos diferentes meios de transporte, não podemos ter controle absoluto sobre eventos imprevistos. Não importa o que os cause, questões ambientais, políticas, sociais, descuido ou erro humano, eles têm um impacto direto sobre todos os segmentos em todo o mundo. E o setor de cargas não é exceção.

Eventos como a pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia, ou os acidentes de carga relatados pela mídia, nos dão uma visão de alguns dos efeitos que acontecem quando o setor de transporte de carga, seja marítimo, aéreo ou terrestre, é atingido. Ocorrências neste setor têm um impacto direto em diferentes aspectos, como aumentos de preços nas tarifas de frete, nos alimentos e outros produtos de consumo, diminuições na produção devido à falta de matérias-primas ou petróleo, fechamento de operações em portos, empresas e muito mais.

Fernando Bustos Picot

Como consumidores, todos os dias estamos expostos a produtos que percorreram milhares de quilômetros para chegar às nossas mãos. Com raríssimas exceções, pensamos nesse trajeto e nos desafios enfrentados pelo transporte de carga. Dados do Banco Mundial (2020) revelam que o tráfego de contêineres no mundo chega a 791 milhões de unidades.

Se acrescentarmos a isto o fato de que o transporte marítimo internacional é responsável por cerca de 90% do comércio mundial, temos uma perspectiva muito mais próxima da importância desta indústria para as empresas e os consumidores.

Seguro de carga: a melhor prevenção

Em meus mais de 20 anos de trabalho no mercado de seguros e resseguros na América Latina, não posso concordar mais com a citação do filósofo Sêneca: “quando em meio à adversidade, é tarde demais para ser cauteloso”.

Dados do relatório “Safety & Shipping Review 2022”, da Allianz Global Corporate & Specialty SE, afirma que a frota mundial tem cerca de 130.000 navios (mais de 100 toneladas brutas [GT]), que podem enfrentar situações adversas a caminho de seu destino final. Por sua vez, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) afirma que a América Latina mobiliza mais de 17% das exportações e importações mundiais por via marítima. E, é claro, quando a carga chega a seus destinos, ela é movida por terra, onde mais uma vez é vulnerável a acidentes, que podem tornar-se os maiores inimigos de uma empresa.

Convencido de que a única maneira de lidar com estes riscos é a prevenção, volto ao título deste artigo: Como lidar com Sinistros neste setor. Não há uma resposta única mas, nas linhas seguintes, vou compartilhar algumas dicas de como segurar sua carga e dar o primeiro passo na prevenção. Obter uma apólice de seguro garante reduzir o impacto e/ou evitar perdas e danos materiais e financeiros durante o transporte de seu produto.

Identificar a seguradora: Trabalhar com uma seguradora que tenha experiência no manuseio de apólices de seguro para transporte de cargas, em suas diferentes modalidades, com conhecimento do comércio internacional e das regulamentações, é o primeiro passo para garantir uma boa cobertura.

Segurar as mercadorias: Uma vez definida a seguradora com as credenciais e conhecimentos necessários, são estabelecidas as medidas de segurança de que a carga a ser movimentada necessita. Isto envolve variáveis como o valor da mercadoria, a rota, as necessidades do produto como a refrigeração, o impacto econômico de uma perda, o tempo de transferência ou a vida útil do produto, entre outras.

Ouça os especialistas: Um dos erros mais comuns é eliminar as medidas de segurança por causa do custo. Lembre-se que é melhor prevenir e proteger os diferentes cenários que a carga pode enfrentar, protegendo seus interesses. Ouvir seu corretor ou agente de seguros é da maior importância nesta etapa.

Envolva-se no planejamento da rota de sua carga: Esta etapa é muito importante quando se trata de segurança da carga, especialmente em nossos países da América Latina. Certifique-se de ter segurança adicional, como GPS ou escolta, se a rota ou o produto que você está transportando permitem.

Saiba qual empresa irá cuidar de seu sinistro: A empresa de ajuste é a que intervém e trata do caso quando ocorre um sinistro. Uma equipe experiente em lidar com os diferentes cenários de um sinistro e o uso de ferramentas inovadoras pode ter um impacto positivo ou negativo numa reclamação. Sendo parte da Crawford, tenho visto como uma empresa global com tecnologia de ponta, foco, experiência e conhecimento local e regional, permite que nossos clientes recebam atenção imediata e transparente, diminuindo o tempo para reativar e/ou proteger o investimento comprometido.

Descubra o que fazer no caso de uma reclamação: Revise sua apólice e seja claro sobre os tempos de notificação em caso de sinistro, os documentos necessários, identifique suas obrigações e direitos e os da companhia de seguros também.
O mundo dos transportes e dos seguros está em constante movimento, aprendendo e adaptando-se às mudanças. Na Crawford estamos na vanguarda, liderando essas mudanças para atender nossos clientes com expertise e foco regional, mas com conhecimento do mercado global.

* Por Fernando Bustos Picot, Country Manager da Crawford México

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock