Ultima atualização 10 de abril

Seguros Unimed investe em data lakehouse com tecnologia da AWS

Objetivo principal da seguradora é ser uma empresa data driven, garantindo o cumprimento das normas da LGPD

A Seguros Unimed, braço segurador e financeiro do Sistema Unimed, vem investindo fortemente no uso das ferramentas de nuvem da AWS no que se refere ao armazenamento, ao processamento e à disponibilização de dados seguindo a arquitetura data lakehouse. O objetivo, além de reduzir custos e cumprir as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), é fazer com que o acesso às informações da companhia esteja concentrado em uma única plataforma e de maneira cada vez mais amigável aos seus colaboradores, ou seja, tornar-se uma empresa data driven.

A arquitetura data lakehouse surgiu no mercado visando substituir a dependência das organizações em relação ao uso de data lakes e data warehouses, conceitos de armazenamento de dados não estruturados e estruturados, respectivamente, que diferem entre si em termos de finalidade, estrutura e uso. O data lakehouse combina a escalabilidade e a flexibilidade de um com o desempenho e a governança de outro, de modo que as equipes e áreas de negócios passem a ter acesso otimizado às informações e de maneira padronizada. Com isso, elas conseguem não apenas um melhor custo-benefício, mas uma melhor gestão dos dados.

Conhecendo o cenário

Ao lidar com esses dados em cinco áreas de negócios, Saúde, Vida, Odontologia, Previdência (aberta e fechada) e Ramos Elementares (com seguros patrimoniais e de responsabilidade civil médica), a Seguros Unimed identificou a necessidade de melhorar a gestão de seus recursos e se adequar às normas da LGPD a partir do uso de tecnologia de ponta, associada a ferramentas open source, conhecidas pelos custos mais atrativos.

Após analisar cuidadosamente o cenário, a empresa optou pela migração de toda a sua base para uma plataforma única, sob o modelo data lakehouse. Para isso, fez uso da tecnologia da AWS, com a qual já trabalhava desde 2021. A partir daí, seria possível trabalhar com os dados de maneira mais centralizada e padronizada, diminuindo os custos, um dos principais objetivos do projeto, obtendo todos os outros ganhos possíveis e mantendo em conformidade com a LGPD, configurando uma significativa melhoria na governança.

“Antes, era um processo mais complexo, uma vez que os dados eram armazenados e processados em data warehouses distintos, dificultando não apenas a governança, mas a qualidade das informações geradas, sem contar o alto custo desse tipo de gestão, o que é comum em aplicações on-premise. A decisão de migrar tudo para o data lakehouse e com o apoio da AWS foi tomada no intuito de reforçarmos o compromisso da empresa em utilizar tecnologias avançadas para melhor atender a seus segurados e usuários”, explica o diretor executivo de Mercado e Tecnologia da Seguros Unimed, Wilson Leal.

“Queríamos oferecer uma maneira mais vantajosa de uso das nossas tecnologias, permitindo otimizar a utilização de recursos de máquina e redução de custos em relação, se comparada à implementação on-premise. Pela maneira com a qual eles vêm conduzindo esse processo desde então, a empresa foi muito bem-sucedida em sua estratégia, gerando um enorme benefício para quem está na outra ponta, o cliente final, uma vez que o sigilo e a segurança de seus dados continuarão garantidos, agora em um nível ainda maior”, diz Paulo Cunha, diretor-geral para Setor Público da AWS no Brasil.

Mudança de cultura

O processo de migração para a AWS levou cerca de um ano e meio para concluir sua primeira fase. Diversas áreas da empresa foram envolvidas, como Riscos, Compliance, TI, Gestão de Dados, Infraestrutura e Segurança da Informação. Além dos custos de armazenamento e processamento, outro desafio era tornar o uso das ferramentas mais fácil. Por isso, a Seguros Unimed tem aproveitado a mudança para estimular uma cultura corporativa baseada em dados. E assim, criou um data lab como uma das ações do Stormia, hub desenvolvido para fomentar a inovação na companhia, e que ajudará no incentivo ao aprendizado e capacitação das demais áreas.

O Stormia data lab teve início com o treinamento das ferramentas Data Robot, Power BI e EMR Studio, priorizando a equipe de Saúde, responsável pelo maior faturamento da empresa. Já existe um plano de treinamentos para os demais colaboradores, conforme estratégia de inovação.

A empresa conta hoje com cerca de 1,6 mil colaboradores. No entanto, nem todos serão treinados, pois isso irá depender da demanda de cada área e em diferentes níveis de conhecimento. “De qualquer modo, a capacitação será um processo contínuo, conforme novos colaboradores chegarem à empresa e havendo a necessidade de treinamento para eles”, explica Daiane Maciel, gerente de TI e Gestão de Dados da seguradora

O processo de migração para a camada bronze do data lakehouse já foi concluído. A fase inicial, na área de Saúde, está sendo usada como exemplo para que sejam feitos ajustes a serem aplicados nas demais linhas de negócio. Em relação aos ganhos, além da inovação obtida e associada à cultura dentro de um modelo de negócio baseado em dados, a companhia estima que, somente em relação a fraudes, terá uma economia de cerca de R$ 7 milhões ao ano.

Para a Seguros Unimed, ter a AWS como parceira nesse processo foi fundamental para a entrega acontecer dentro do planejamento definido internamente pela empresa. “Foram grandes aprendizados, o que proporcionou maior interação e velocidade nas entregas”, finaliza Daiane.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock