Ultima atualização 15 de março

O mercado brasileiro e a importância do seguro de crédito

Para proteger empresas de todos os portes, corretores devem orientar seus segurados a investirem no seguro de crédito

Com certeza a maioria dos corretores de seguros estão acompanhando o desdobramento das recentes notícias do mercado financeiro em relação às Lojas Americanas. A mídia tem publicado diariamente artigos informando eventos, ações e consequências da “Recuperação Judicial” da marca.

Em primeiro lugar, é importante explicar o que é uma “Recuperação Judicial”.

O que é uma Recuperação Judicial?

É um meio utilizado por empresas para evitar que sejam levadas à falência. O processo permite que companhias suspendam e renegociem parte das dívidas acumuladas em um período de crise, evitando o encerramento das atividades, demissões e falta de pagamentos.

crédito
Phillip Krinker

Seu principal objetivo é apresentar um plano de recuperação exequível, que mostre aos credores que a empresa possui condições de se reerguer, caso consiga renegociar suas dívidas.

A maioria dos grandes fornecedores das Lojas Americanas tinham seguro de crédito para se proteger contra perdas financeiras causadas pela insolvência da empresa. Infelizmente, a maior parte dos 6 mil pequenos e médios fornecedores relacionados na “lista de credores” da marca, não tinham contratado uma apólice.

Neste artigo vamos explorar um pouco mais o que é o seguro de crédito e como as pequenas e médias empresas podem se beneficiar desse tipo de seguro. Na Europa, a contratação desse serviço é quase obrigatória e vista pelos empresários europeus não como um custo, mas como um investimento. Isso porque o seguro de crédito permite ao segurado aumentar sua receita vendendo mais produtos e/ou serviços para novos mercados (clientes novos), bem como incrementar suas vendas para clientes existentes sem aumentar o seu risco de crédito.

Abaixo, tomo a liberdade de citar um artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, no dia 13/02/2023.

“Americanas: dívida de quase R$ 1 bi coloca em risco operação de micros, pequenas e médias empresas provocado pela suspensão dos pagamentos por causa do pedido de Recuperação Judicial.

“É como se alguém tivesse entrado na minha empresa, tirado 35% do meu caixa e saísse andando pela porta da frente. É mais ou menos desta forma como eu me sinto”, disse ao jornal o proprietário de uma indústria de material escolar de porte médio, que preferiu não ser identificado. A dívida da Americanas com a empresa equivale a pouco mais de um terço do seu faturamento.”

O seguro de crédito

O seguro de crédito cobre o segurado-credor, de perdas financeiras causadas pela insolvência (recuperação judicial e falência) e/ou mora prolongada pelo cliente-devedor.

Além de cobrir os riscos de inadimplência, a maioria das seguradoras incluem os serviços de gerenciamento de riscos de crédito, que consistem em três pilares muito importantes:

Limites de crédito: Estabelece limites de crédito individuais dos clientes devedores. É importante estabelecer um limite de crédito adequado em função do tamanho da empresa, sua saúde financeira e resultados financeiros. O histórico de vendas e pagamentos do devedor também são muito importantes na avaliação geral do
risco.

Monitoramento: O monitoramento, 24 horas por dia, 365 dias por ano, é fundamental para cessar as vendas quando os atrasos de pagamento por parte do cliente (devedor) são observados junto aos seus demais fornecedores.

Serviços de cobrança extrajudicial e judicial: O serviço de cobrança é incluído nos produtos oferecidos pelas seguradoras. Em vez de mandar a cobrança para uma agência, o segurado utiliza sua seguradora para entrar com ações extrajudiciais e judiciais. O que é recuperado durante o período de cobrança, pré-indenização pelos esforços da seguradora, é devolvido integralmente ao segurado. Na segunda fase, pós-indenização, a seguradora indenizará normalmente, entre 70% e 90%, do valor total da nota fiscal.

A mitigação e gerenciamento do risco de crédito tornam o seguro de crédito fundamental para qualquer empresa que queira administrar o seu negócio com boa governança corporativa.

Vamos analisar o que ocorreu no caso das Lojas Americanas:

Em 19/01/2023, o juiz acatou sua solicitação de Recuperação Judicial. Consequentemente, aproximadamente 6 mil fornecedores ficaram sem receber suas vendas a prazo. O valor total em aberto é calculado em aproximadamente R$ 20 bilhões com os milhares de fornecedores de produtos e serviços.

Os fornecedores que possuem o seguro de crédito estão juntando a documentação de praxe para receber suas indenizações nos próximos dias. Enquanto os que não possuem o seguro precisarão aguardar a decisão do juiz, baseada no acordo entre credor e devedores, que determinará o tamanho do desconto na dívida e qual será o prazo de pagamento dela. O desconto e prazo ainda não foram negociados entre as partes, porém com base em prévias RJ’s, podemos estimar descontos de 30% a 90% nas dívidas e prazos de pagamentos de 15 até 20 anos.

Em contrapartida, os fornecedores com seguro de crédito, vão receber das suas seguradoras indenizações de 90% do prejuízo (normalmente a franquia do segurado é de 10%) em até 30 dias da publicação da lista de credores. Ficam claras e evidentes as vantagens da contratação de um seguro de crédito quando um cliente-devedor solicita uma recuperação judicial ou falência.

Vale ressaltar que a seguradora, após a indenização, sub-roga-se dos seus direitos para tentar recuperar seus prejuízos sempre limitados aos descontos e prazos aprovados pelos credores e devedores, conforme mencionados acima.

É difícil estimar quantas das PME’s vão sobreviver ao não pagamento das Lojas Americanas, mas para as empresas sobreviventes, o seguro de crédito deve ser contratado o mais rápido possível, evitando, desta forma, incorrer o mesmo erro. Neste sentido, os corretores de seguros têm o dever profissional de pelo menos oferecer o seguro de crédito aos clientes.

O seguro de crédito pode ser contratado pela grande maioria das empresas que vendem produtos ou serviços no Brasil. Os setores econômicos que mais compram a proteção do seguro de crédito são:

► Agroindústria (Sementes, Fertilizantes, Defensivos)

► Alimentos e bebidas

► Bens de capital

► Farmacêutica

► Indústria de transformação (plásticos, metalurgias etc.)

► Instituições Financeiras

► Siderurgias

► Serviços em geral

► Têxtil

► Tecnologia & Informática & Computação

► Varejo em geral

Atualmente, temos 7 seguradoras de crédito operando no mercado brasileiro. São elas:

►AIG

►Allianz Trade

►Avla Seguradora

►CESCE

►Chubb

►Coface

►Crédito y Caución – Grupo Atradius.

Finalizando, gostaria de reforçar que os corretores de seguros devem orientar seus segurados que vale a pena investir neste seguro, para garantir a sobrevivência de suas empresas caso haja insolvência dos seus principais clientes, bem como, crescer suas vendas com segurança com novos mercados e/ou aumentando suas vendas para clientes conhecidos, porém, sem aumentar o seu risco de crédito.

* Por Phillip Krinker, diretor da CredRisk-MDS Group

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO