Ultima atualização 28 de fevereiro

Brasilseg cresce 30,7% em prêmios emitidos em 2022

Número corresponde a R$ 15,77 bilhões arrecadados. Seguro Rural, Prestamista e Empresarial se destacam na composição do resultado
brasilseg
Rogério Idino

A Brasilseg apresentou o resultado consolidado de 2022 com prêmios emitidos no valor de R$ 15,77 bilhões. O montante representa um aumento de 30,7% em relação ao ano anterior. Os ramos de Rural e Prestamista foram os principais impulsionadores do resultado, com crescimentos de 51,8% e 26,3%, respectivamente.

O lucro líquido da seguradora em 2022 atingiu R$ 2,8 bilhões, um expressivo aumento de 93,7% em relação a 2021. O crescimento de 20,8% dos prêmios ganhos retidos (valor proporcional do prêmio pago que fica em poder das seguradoras em uma operação de resseguro), e a queda de 8,3% da sinistralidade, ocasionada pela forte redução de sinistros relacionados à Covid-19 em produtos com cobertura de morte, são as principais razões para o resultado. Também foi robusta a performance dos seguros comercializados fora do canal banco: em 2022 a Brasilseg emitiu R$ 1 bilhão em prêmios via parceiros, sendo que somente a receita resultante das vendas de seguros rurais nesta modalidade superou a da 2ª maior seguradora do segmento.

“Esses números reforçam a solidez da empresa e a confiança dos clientes, demonstrando a consistência da operação e o enfoque da administração em gerar valor para os acionistas. O excelente crescimento do lucro líquido da seguradora também aponta um momento de reequilíbrio não só da companhia, mas do setor securitário como um todo, após o auge da pandemia. A queda expressiva na sinistralidade do seguro de vida e demais produtos com cobertura de morte praticamente neutralizaram financeiramente as perdas ocasionadas no segmento rural, com o fenômeno La Niña”, comenta Rogério Idino, presidente da Brasilseg. “Trata-se do melhor resultado da história da empresa e é o segundo ano consecutivo em que alcançamos esta marca, o que evidencia o alcance de um crescimento sustentável da empresa” complementa o executivo.

Outro destaque da empresa no ano foi o crescimento dos seguros massificados, que aumentaram 26,9% em 2022. A companhia alcançou 6,1% de participação de mercado neste ramo. O seguro Residencial também teve um aumento de 18,3% no ano; enquanto o Empresarial, que foi relançado com uma nova estrutura e coberturas e assistências modulares, cresceu 15,7%. Em relação ao último trimestre de 2022, os prêmios emitidos da empresa cresceram 31,7% em relação ao mesmo período de 2021.

Rural, Empresarial e Prestamista

Líder absoluta no mercado de seguros rurais, a Brasilseg obteve um aumento de 51,8% no segmento em 2022 por conta da expansão do Plano Safra, que trouxe 36% mais recursos para a agricultura nacional em comparação com o ano anterior. Isso permitiu uma durabilidade maior dos recursos, que vinham se esgotando poucos meses após o lançamento do plano, que acontece sempre ao final do mês de junho.

Também conta a favor do resultado a crescente conscientização dos agricultores sobre a importância do seguro para as lavouras e para a infraestrutura de suas propriedades. As seguidas perdas ocasionadas pelo fenômeno climático La Niña têm contribuído para a mudança do olhar dos tomadores de decisão nos negócios rurais em relação ao seguro, o que influiu diretamente no resultado comercial da seguradora.

Em relação ao seguro empresarial, que cresceu 15,7% em 2022, a seguradora lançou um novo produto na metade do ano, com pacotes modulares de coberturas e assistências, favorecendo a contratação de apólices sob medida e alterando positivamente a percepção de valor do produto, que pode ser utilizado corriqueiramente para a sustentação do negócio.

“Avançamos com o nosso conceito de “seguros para uso” no segmento empresarial, e o resultado foi imediato. Temos comunicado intensamente a utilidade do seguro para o funcionamento pleno e melhor provisionamento do caixa de empresas dos mais diferentes setores. E isso tem se provado na prática”, diz o presidente da Brasilseg.

O seguro prestamista cresceu 26,3% no consolidado de 2022 e 67,3% no quarto trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2021. A boa performance do segmento foi impulsionada pelo aumento da penetração no desembolso de crédito consignado, pela expansão das vendas no estoque e a redução dos cancelamentos de apólices.

Transformando clientes em fãs

Em 2022, a Diretoria de Clientes prosseguiu com a meta estabelecida de “transformar clientes em fãs”. A estratégia se baseia em quatro pilares: Experiência do Cliente; Relacionamento com o Cliente; Digital e Analytics. O destaque no pilar de “Experiência do Cliente” foi o aumento de 11 p.p. no NPS Relacional, em relação ao ano anterior. Esse índice mede a satisfação dos clientes que possuem apólice ativa.

Já no NPS Transacional, que mede a satisfação dos clientes que tiveram alguma jornada de uso do seguro, o aumento foi de 8 p.p. em comparação a 2021. No eixo de “Relacionamento de Clientes”, a potencialização de ações de relacionamento com os clientes do seguro de Vida foi um aspecto importante para que a empresa conseguisse reduzir a taxa de cancelamento do produto em 16%. Em “Digital”, houve mais de 80 implantações nos canais digitais, fazendo com que a representatividade dos chamados digitais alcançasse 70% em dezembro, 18 p.p. superior ao que foi auferido no mesmo mês de 2021.

2023

Em 2023, a Brasilseg mantém sua visão de colocar o cliente no centro de todas as suas operações. A transformação digital continua a ser a principal prioridade da companhia, que procura ligar todos os seus serviços aos canais digitais para garantir a satisfação e a excelência no atendimento. No que diz respeito aos produtos, a empresa tem planos de expandir sua gama de opções e procurar oferecer benefícios e serviços que reflitam seu objetivo de cuidar das pessoas e de tudo que é importante para elas.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO
pt_BRPortuguês do Brasil