Ultima atualização 14 de novembro

Seguro para o segmento de energias limpas ainda é um desafio, destaca AGCS

Segundo uma análise da AGCS, altos custos dos projetos podem levar a uma maior procura pelo seguro, mas ainda existem muitos desafios para serem levados em conta

Começou, no Egito, a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP-27. E um dos temas que será largamente abordado são as fontes energéticas limpas, como eólicas (onshore e offshore) e fotovoltaicas, além do hidrogênio verde. Contudo, a viabilidade desse tipo de empreendimento, que são grandes projetos de engenharia, passa muitas vezes pelo seguro, conforme destaca a Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS).

“São projetos complexos que requerem grande capacidade técnica e de investimentos para serem implementados, o que pode levar a uma procura por um seguro específico para este tipo de projeto”, explica Patricia Marzullo, Diretora de Energia & Construção para América Latina na AGCS. “Entretanto, seguros para energia verde ainda enfrentam alguns desafios, como a rapidez do desenvolvimento tecnológico, viabilidades financeiras e logísticas, dentre outras, que precisam ser contempladas”, complementa.

Para exemplificar isso, basta ver o caso da energia eólica, que traz preocupações com relação à evolução da potência dos aerogeradores, além dos riscos intrínsecos da construção e operação dos parques eólicos. De acordo com a AGCS, nos últimos 20 meses, a operação de resseguro América Latina entrou, somente na região, em onze novos projetos de parques eólicos, oito estão com modelos diferentes de turbinas e cinco possuem novas tecnologias, consideradas protótipos, que ainda não possuem experiência em operação. Nos últimos 10 anos, a potência das máquinas onshore triplicou, passando de 2MW para 6MW, podendo o conjunto ter altura de mais de 250m.

Entre os pontos que merecem atenção estão, por exemplo, a preocupação com a reposição de equipamentos e planos de contingência, o que evita a parada do parque ou a diminuição na entrega de energia; planos de drenagem e fundações; exposição a riscos da natureza, principalmente nesta era de significativas mudanças climáticas; e o ambiente extremamente adverso como o marinho, sujeito a correntes marítimas, ventos e tempestades, para os parques eólicos offshore.

“Temos verificado no mercado que a substituição de um transformador de alta potência, peça crítica para os parques eólicos, pode demorar cerca de 20 a 24 meses e com isso impossibilitar o parque de escoar sua energia para a rede, por exemplo”, afirma Patricia.

Contudo, a AGCS também destaca o desenvolvimento de outras novas tecnologias, como o caso do Hidrogênio Verde, que está sendo considerado o “óleo verde do século 21”. Internacionalmente, a tecnologia tem recebido investimentos, mas também está sendo um desafio para as seguradoras e resseguradoras, que estão buscando soluções de cobertura, uma vez que compreende riscos de produção, armazenamento e transporte.

Resseguro no setor de energia renovável

Os projetos que são colocados no mercado ressegurador são os maiores em termos de valores e complexidade, sendo muito superiores às capacidades financeiras das seguradoras.

Por isso, diversos critérios são adotados para a cobertura do resseguro, como equipamentos, fabricantes, condições locais, cadeia de suprimentos, custos da operação, por exemplo.

“Por sermos uma empresa global, temos o privilégio de acompanhar a evolução deste setor no mundo todo e acompanhar o desempenho de cada modelo e de cada máquina. Desta forma conseguimos acompanhar de perto as necessidades de nossos clientes, colocando nossos engenheiros experientes em discussões técnicas junto com os clientes a fim de mitigação de riscos e desenvolvimento de planos de contingências. Além de discussões muito proveitosas de qualidade de manutenção, discussões no âmbito preditivo são fundamentais”, complementa Patrícia.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock