Ultima atualização 27 de outubro

“Minimizar riscos é uma das alternativas mais eficiente dos últimos 5 anos”

Apontado como o maior revés da indústria logística, as perdas e furtos de cargas e mercadorias causam prejuízos que ultrapassam os bilhões de reais por ano

Apontado como o maior revés da indústria logística, as perdas e furtos de cargas e mercadorias causam prejuízos que ultrapassam os bilhões de reais por ano. Para contrabalancear estes e outros riscos, muitas empresas que operam no País contratam soluções de seguros para o segmento logístico.

Outra possibilidade com a mesma eficácia é investir na contratação de gestores logísticos que vão trabalhar para mitigar os riscos.

Como se tornar um gestor logístico?

Para quem deseja atuar nesta função, uma boa alternativa é ingressar em um curso de nível superior, como a Graduação em Gestão de Riscos Logísticos, da ENS (Escola de Negócios e Seguros). Pioneiro no mercado nacional, o curso possui corpo docente qualificado e experiente, como o coordenador do programa, José Antonio Varanda.

O acadêmico defende que um segmento logístico eficiente agrega valor aos produtos comercializados, à medida que os mesmos chegam aos seus destinos e são entregues sem avarias, faltas, acidentes, roubos ou erros. Varanda cita a pandemia como um exemplo de eficiência do setor. “A pandemia do coronavírus mostrou de forma objetiva a importância da logística. Vacinas, medicamentos, alimentos, água e mantimentos em geral precisaram ser entregues a diversos destinatários, empresas, residências, hospitais, laboratórios, centros de distribuição”.

O coordenador alerta que um profissional especializado é capaz de minimizar riscos em todos os processos.

”Essa é uma das alternativas que tem se mostrado mais eficiente nos últimos cinco anos, fazendo com que muitas empresas alcancem seus objetivos quanto à satisfação do cliente, segurança e lucratividade. A logística, quando planejada e operada de forma eficiente, proporciona ganhos fracionados que, quando somados, geram resultados positivos e surpreendentes para empresas de diversos segmentos de mercado”.

Capacitação para tomada de decisões

Segundo Varanda, o aluno da graduação será capacitado para tomar decisões em três níveis diferentes: estratégico, tático e operacional. “Os principais conceitos apresentados estão relacionados à gestão de Transporte, Armazenagem e Estoques, que circulam em uma cadeia de suprimentos que, por sua vez, é formada por empresas de diversos segmentos, fornecedores de matérias-primas, embalagens e serviços, indústrias, atacadistas, varejistas, transportadoras de cargas e operadores logísticos”.

O gestor logístico, de acordo com o professor, também pode atuar em empresas que fazem parte de uma cadeia de suprimentos, como prestadores de serviço (corretoras, gerenciadoras de risco, tecnologia da informação, recursos humanos e segurança), indústrias, comércio eletrônico, lojas físicas e muitos outros.

As inscrições para as primeiras turmas de 2023 já estão abertas, e em duas modalidades: online e presencial em São Paulo (SP). Mais informações estão disponíveis no link.

* Fonte: ENS

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO