Ultima atualização 27 de setembro

Setembro amarelo: Organizações investem em programas de saúde mental

Para prevenir o suicídio e apoiar colaboradores e clientes, empresas do mercado de seguros realizam ações focadas na saúde emocional

EXCLUSIVO – Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), são registrados anualmente cerca de 12 mil suicídios no Brasil. Para incentivar a conscientização e prevenção desse problema de saúde mundial, desde 2014 a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina), organiza a campanha “Setembro Amarelo”, cujo objetivo é realizar ações que levem informações sobre o tema e ajudem as pessoas a cuidarem da saúde mental.

Ainda de acordo com a OMS, as taxas mundiais de suicídio estão em queda, mas na região das Américas os números vêm crescendo. Entre 2000 e 2019, a taxa global diminuiu 36%. No mesmo período, nas Américas, as taxas aumentaram 17%. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio aparece como a quarta causa de morte mais recorrente, atrás apenas de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.

dr. Marcos Loreto (FOTO: Rogério Albuquerque)

“O suicídio é uma questão de saúde pública e tem sido amplamente debatido. Entendemos que tal ação é causada por danos psicológicos, sendo os principais: a depressão, a ansiedade, o uso de drogas e os transtornos de personalidade. Além disso, a pandemia contribuiu muito para o aumento de doenças mentais, em decorrência das incertezas, medo e distanciamento social. O ambiente de crise econômica também levou as pessoas a terem preocupações maiores com a questão financeira, podendo ser considerado um agravante. Com isso, as empresas de saúde e seguros vivem novas realidades e precisam se atualizar”, afirma o dr. Marcos Loreto, diretor médico técnico da Omint.

Desde 2015 a companhia disponibiliza o Programa de Saúde Emocional, elaborado pelo Núcleo de Saúde e Prevenção da Omint (NUSP), voltado a apoiar os RH’s de empresas parceiras na promoção da saúde mental. As atividades são focadas no fortalecimento da saúde emocional e conscientização sobre os níveis de estresse na vida dos participantes. Com isso, o programa identifica aqueles que necessitam de acompanhamento específico e apoia os colaboradores nesse processo e tratamento, além de promover ações que fortalecem os benefícios da saúde mental no ambiente de trabalho. “No ano de 2021, houve uma redução de 41% do nível de estresse dos colaboradores das empresas clientes atendidas. Além disso, o NUSP disponibiliza para as empresas clientes conteúdos informativos nos canais digitais”, diz Loreto.

Patrícia Coimbra

A segunda edição da pesquisa de Saúde Integral da SulAmérica, realizada pelo Instituto FSB, constatou que a saúde emocional piorou para 48% dos brasileiros durante a pandemia. O estudo também apontou que 54% dos entrevistados se dizem preocupados com as questões emocionais. “O mercado de saúde e seguros tem como objetivo oferecer segurança e proteção para as pessoas. Sempre buscamos levar informações para o maior número de brasileiros. Quando falamos sobre saúde emocional, sabemos do impacto disso na vida das pessoas”, ressalta Patrícia Coimbra, vice-presidente de Capital Humano, Marketing e Sustentabilidade da companhia.

A seguradora lançou recentemente, por meio do Instituto SulAmérica, o movimento #BemAmarelo, que propõe uma mobilização social para debater o cuidado com a saúde emocional e prevenção ao suicídio em todos os meses do ano, e não apenas durante a campanha Setembro Amarelo. Além disso, a empresa conta com o ‘Viver Bem’, uma iniciativa do programa Bem+Estar, que oferece acolhimento e suporte, através de consultas com psicólogos, às questões de saúde mental dos colaboradores. Para os segurados, a companhia oferece o Psicólogo na Tela, serviço no qual os clientes podem agendar consultas com especialistas. “As pessoas são o nosso maior ativo. E focar no bem-estar delas é essencial para que possamos auxiliar em todos os momentos”, afirma Patrícia.

pasi
Mariângela Marrocos

No Seguro PASI, a Central de Amparo PASI disponibiliza profissionais especializados para atendimentos através da “Assistência Psicológica”. Uma vez inserida nos benefícios do plano contratado, essa assistência fica disponível para os segurados e seus familiares, podendo também ser utilizada pelos RH’s das empresas e seus gestores. Os atendimentos são realizados de segunda a sábado, das 8h às 21h, de forma remota e são ilimitados. “Até pouco tempo, o suicídio não era reconhecido como um problema de saúde, porém com o aumento de depressão e outros transtornos emocionais, isto tem se tornado uma questão de forte impacto para o mercado segurador, tanto dentro das organizações quanto do lado de fora. O aumento de afastamentos, interrupções das carreiras profissionais e caos emocional em algumas companhias é notório, portanto é algo que as lideranças não podem negligenciar”, diz Mariângela Marrocos, fundadora e sócia da empresa.

Para Mariângela, o ambiente influência diretamente no comportamento e energia dos colaboradores de uma organização e, consequentemente, nos resultados dos negócios. A executiva reforça que cabe às empresas entenderem a importância das pessoas e da integração delas nessa jornada, para que programas de cuidado com a saúde mental sejam implementados de forma natural. “O acolhimento faz todos se sentirem em casa e terem a verdadeira sensação de pertencimento. Construir um ambiente acolhedor de forma genuína pode transformar uma companhia e quem faz parte dela”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO