Ultima atualização 23 de agosto

Com gamificação, SulAmérica capacita 20% dos funcionários em dados

Seguradora contou com o suporte da Tableau para promover a democratização de dados entre seus colaboradores

A SulAmérica tem apostado em capacitação e cultura de dados para seus colaboradores como estratégia para aprimorar a eficiência nos negócios, criar produtos digitais e reter talentos. Com apoio da Tableau, os times de tecnologia e transformação digital realizaram um amplo projeto de gamificação que treinou mais de 800 profissionais em dados, o equivalente a cerca de 20% do quadro total.

Chamada de League of Analytics, a iniciativa foi inspirada no jogo eletrônico de equipes League of Legends e propôs que os participantes se organizassem em times para juntos criarem produtos digitais inovadores para a companhia. Participaram da competição colaboradores de todas as áreas e diversos níveis hierárquicos, mostrando o quão amplo é hoje o interesse por capacitação em dados. Do ponto de vista do engajamento online, o desafio também foi um sucesso. As lives, transmissões por vídeo ao vivo da competição, registraram 3.313 participações, e o hotsite do evento registrou 11 mil acessos.

As etapas da competição, que ocorreu no fim do segundo semestre de 2021 e com duração de dois meses, contaram com palestras e treinamentos sobre dados, que explicavam desde o potencial da Tableau para visualização e análises avançadas até como criar produtos de dados para saúde, visualização de dados no Google Cloud, construção de painéis impactantes, análise de negócios, infográficos e KPIs.

De acordo com David Pereira, engenheiro sênior da SulAmérica e um dos líderes do projeto, a seguradora já contava com uma estrutura de dados de ponta, com a utilização de recursos da Tableau. No entanto, o desafio era promover a alfabetização em dados e criar uma comunidade analítica inclusiva, que agregasse funcionários de todas as áreas, e também os terceirizados.

“Usamos a gamificação para transformar o aprendizado em algo divertido, motivar nossas equipes e fazer algo novo na história da empresa. Criamos um conceito bem definido com narrativa, trilha sonora motivadora e referências visuais inspiradas em League of Legends e na trilogia Senhor dos Anéis. Também usamos a analogia do ouro para indicar o valor dos dados”, conta Pereira.

Estratégia visou solucionar o desafio da alfabetização em dados

Com este projeto, a SulAmérica visou solucionar uma questão do mercado: a escassez de profissionais habilitados em dados. Conforme pesquisa global da Forrester encomendada pela Tableau, baseada na entrevista com mais de 2 mil líderes e colaboradores em dez países (incluindo Brasil), a falta de habilidades em dados é um grande obstáculo para a jornada data-driven, processo que não requer apenas ferramentas tecnológicas, mas pessoas em todas as áreas da empresa habilitadas a entender e utilizar os dados.

Segundo o levantamento, 79% dos líderes de companhias de grande porte disseram que suas organizações preparam seus empregados com as habilidades de dados necessárias. No entanto, considerando o ponto de vista dos próprios funcionários, o retrato é bem diferente: apenas 40% deles acreditam ter recebido da empresa a capacitação em dados para o melhor desempenho da sua função. Outro achado relevante é que cerca de 80% dos funcionários demonstraram estar mais propensos a permanecer em uma empresa que os treina em habilidades de dados.

“Indicadores assim mostram que a alfabetização em dados já se tornou um elemento relevante para a atração e retenção de talentos, mas que ainda há uma clara lacuna entre a demanda e o desejo por capacitação nesta área e sua implementação pelas empresas. Cases como o da SulAmérica são um exemplo de como lidar com esse gap. Agir para mudar esse cenário é cada vez mais fundamental, considerando que extrair conhecimento e sentido dos dados é hoje uma expectativa exigida de profissionais de qualquer área, não apenas dos especializados, como era anteriormente”, comenta Jaime Müller, Country Manager da Tableau no Brasil.

Em sua estratégia, a seguradora buscou uma abordagem que unisse a capacitação de talentos ao fomento de produtos inovadores e à inteligência de negócios. Os grupos vencedores trouxeram projetos que versavam sobre inteligência de mercado e performance financeira. Das soluções apresentadas pelas equipes, um produto já foi implementado e outros devem ser encaminhados.

Outras consequências positivas do projeto apontadas pelos executivos da SulAmérica incluem um crescimento geral na utilização da Tableau na empresa e aumento no nível técnico dos painéis produzidos no dia a dia. Eles também notaram que usuários que anteriormente aguardavam na fila por soluções prontas se tornaram habilitados a criarem suas próprias análises.

“A cultura de dados e o nível das perguntas sobre o tema foi elevado e, além disso, pessoas que não tinham background analítico mudaram de área ou de empresa e hoje trabalham com dados na organização. Acreditamos que este seja um grande diferencial de mercado para a empresa em termos de estratégia e cultura de dados. O projeto certamente potencializou decisões orientadas com dados e fomentou maior eficiência do modelo de negócio da SulAmérica”, conclui Pereira.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO