Ultima atualização 16 de agosto

5G e queda no preço de smartphones abrem espaço para o seguro celular

De acordo com dados da consultoria GfK, entre janeiro e maio desse ano foram vendidos mais de 14,4 milhões de celulares no Brasil

EXCLUSIVO – Segundo a consultoria GfK, o aumento da oferta de smartphones 5G e a queda de mais de 30% nos valores fez a venda desse tipo de aparelho crescer 230% no Brasil de janeiro a maio de 2022. No período, foram vendidos 14,4 milhões de celulares no País. Sendo assim, contar com um seguro para celular é fundamental para evitar prejuízos.

O produto pode cobrir, a depender da apólice adquirida, roubo; furto qualificado ou simples; quebra acidental; e danos causados por líquido. “O celular é cada vez mais indispensável no dia a dia das pessoas e existe uma grande parcela da população que utiliza o aparelho como ferramenta de trabalho e fonte de renda. Contar com a proteção de um seguro é importantíssimo para trazer, acima de tudo, tranquilidade para estas pessoas”, afirma Flávia Molina, CMO da Pier.

Conforme divulgou o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no ano passado foram roubados ou furtados 2.321 aparelhos por dia no Brasil, totalizando 847 mil durante todo o ano. Só em São Paulo, foram 150.333 smartphones furtados ou roubados em 2021. “Este crescimento faz com que o seguro para celular se torne indispensável. Afinal, com o seguro, a perda é reparada ou amenizada, através da substituição do aparelho por um novo, ou através de uma indenização em dinheiro”, diz Juliana Bittencourt, analista de Marketing da Kakau.

Na Ciclic, de janeiro a julho deste ano as vendas do seguro celular aumentaram em 63% em relação ao mesmo período de 2021. Darllan Botega, CEO da insurtech, acredita que a transparência nas informações compartilhadas com os consumidores pode fazer com que o produto cresça cada vez mais. “Demonstrar para o cliente como o seguro é fundamental nas situações do dia a dia, como um roubo de celular, esbarrar a mão e derramar um copo de água ou outro líquido em cima do aparelho, entre outras, pode ser um diferencial. Ambos os acontecimentos podem ser solucionados, e o seguro existe justamente para garantir a segurança e a integridade do bem segurado nessas situações de risco”.

De acordo com a pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box: O brasileiro e seu smartphone”, embora o roubo de celular seja um problema que aflija os brasileiros nas grandes cidades, apenas 11% dos donos de smartphones protegem seus aparelhos com um seguro. Por outro lado, 45% dos brasileiros usam algum aplicativo de rastreamento do aparelho em caso de perda. “Informação e dados de mercado são sempre o melhor caminho. O setor de seguros pode incentivar a aquisição deste produto, firmando parcerias com as companhias telefônicas e as lojas que vendem os aparelhos”, ressalta Conrado Gordon, Chief Insurance Officer da Generali.

Como evitar o furto ou roubo do celular

“Existem algumas dicas para os consumidores evitarem roubos ou furtos. A primeira delas é não usar o celular na rua. Se realmente for uma emergência, é recomendado buscar um local seguro para pegar o aparelho, como uma loja ou padaria; além de dar preferência aos bolsos da frente, principalmente em locais de grande movimentação”, diz Juliana.

Flávia ainda complementa: “Além do seguro, é fundamental que as pessoas configurem senhas fortes, ativem a autenticação em dois fatores e sigam todas as recomendações de segurança para não terem outros tipos de prejuízos financeiros além da perda do bem”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO