Ultima atualização 20 de julho

powered By

Com aumento da inadimplência, seguro prestamista pode ajudar consumidores

Segundo dados do Serasa Experian, o Brasil bateu o recorde com 66,6 milhões de inadimplentes, registrando um aumento de 4 milhões de negativados em um ano

EXCLUSIVO – Dados do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor revelaram que, em maio, o Brasil bateu o recorde com 66,6 milhões de inadimplentes, o maior desde o começo da série histórica iniciada em 2016. Comparando com 2021, o país registrou um aumento de 4 milhões de nomes negativados, conforme demonstrado no gráfico abaixo.

A análise do Serasa apontou que o maior volume de dívidas negativadas está no segmento de bancos e cartões, com 28,2% do total. Em seguida estão as contas básicas como água, luz e gás agrupadas na área de Utilities, com 22,7%. Em terceiro lugar ficam os setores de varejo e financeiras, com 12,5% cada um. Para evitar situações desagradáveis e ficar com o nome sujo, o consumidor pode optar pela contratação do seguro prestamista, produto que auxilia nos momentos em que o segurado está passando por uma dificuldade financeira.

Esse seguro cobre a quitação de dívidas junto às instituições financeira, em caso de morte ou invalidez do segurado, empréstimos pessoais e consignados, prestações de consórcios, dívidas de cartões de crédito e relativas a crédito estudantil, além de cobertura de cheque especial ou de saldos em aberto em crediários e financiamento de bens e outros compromissos que envolvam crédito financeiro, conforme as condições estabelecidas no contrato. A quitação do produto pelo consumidor final pode ser feita por meio de pagamentos mensais ou únicos.

Ricardo Campos

“O seguro prestamista é essencial para a preservação da capacidade financeira do segurado e de seus beneficiários em caso de morte, invalidez permanente total por acidente, desemprego involuntário e incapacidade física temporária. Ele atua como um aliado na manutenção do equilíbrio financeiro pessoal e familiar do segurado, garantindo o pagamento de empréstimos e dívidas, evitando uma possível inadimplência. Dessa forma, uma pessoa que pede um empréstimo e venha a perder o emprego antes de quitar a dívida, por exemplo, pode procurar por uma recolocação no mercado com mais tranquilidade, pois sabe que poderá contar com esse suporte financeiro”, diz Ricardo Campos, superintendente executivo da Bradesco Vida e Previdência.

axa
Patrícia Soeiro

Patrícia Soeiro, superintendente de Vida e Parcerias da AXA no Brasil, afirma que para conscientizar as pessoas sobre a importância desse produto, é preciso que o mercado invista na educação financeira e elabore ações que fomentem a cultura do seguro no Brasil. “Falando especificamente sobre o seguro prestamista, aqui na companhia investimos em treinamento e materiais de apoio para quem está na ponta (equipe de vendas dos parceiros) e tem contato direto com os consumidores, para que eles tenham todas as informações para tomarem a decisão de compra”.

A executiva comenta sobre a forma de distribuição do produto, que geralmente é feita no momento em que o consumidor está fazendo uma dívida, seja através da contratação de um crédito ou quando faz um parcelamento. Patrícia acredita que a tendência será inserir o seguro prestamista na jornada de compra do cliente. “O corretor pode entender possíveis possibilidades de parcerias nesse sentido, em oportunidades de negócios B2B2C. Na AXA, temos uma postura de co-criação para entender junto com os corretores e o parceiros como formatar a melhor solução para cada caso”.

Campos ainda ressalta que, através da capacitação, os corretores de seguros podem aproveitar a oportunidade para expandir a carteira de clientes ofertando esse produto, atuando, assim, como consultores de benefícios. “As pessoas têm a necessidade de ouvir de um especialista aquilo que de fato lhes atende. Não por conta da meta de uma empresa, mas em função, única e exclusivamente, da sua necessidade. Por isso a importância de se informar sobre o assunto, para que esses profissionais possam orientar as empresas e a população em geral”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

AdBlock Detectado!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, nos apoie desabilitando esses bloqueadores de anúncios.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO