Ultima atualização 03 de agosto

Unimed Grande Florianópolis usa IA na triagem de pacientes com suspeita de covid-19

A cooperativa se uniu à startup LAURA para oferecer às prefeituras da região uma ferramenta capaz de prever a demanda de atendimento

A considerar o aumento de casos do novo coronavírus e a alta demanda de pacientes que procuram o sistema de saúde público e privado, a Unimed Grande Florianópolis se uniu à startup de inteligência artificial LAURA para oferecer às prefeituras da região uma ferramenta capaz de prever a demanda por atendimento a pessoas suspeitas de infecção pela covid-19.

A solução se chama P.A. Digital e motivou a cooperativa médica a disponibilizá-la na forma de parceria aos 17 municípios que fazem parte de sua área de abrangência. As quatro maiores cidades da região, que se mobilizaram para frear juntas o aumento de casos de covid-19, são Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu, e foram apresentadas à solução, visando viabilizar a parceria também para Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Garopaba, Governador Celso Ramos, Paulo Lopes, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, Rancho Queimado e Tijucas.

A partir de uma plataforma totalmente online, acessível por celular, tablet ou computador, moradores da cidade poderão tirar dúvidas sobre o coronavírus e passar por uma triagem virtual pela prefeitura, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sem a necessidade de se deslocar até o hospital.

Desenvolvida pela startup com sede em Curitiba, o serviço também permite prever com antecipação a demanda por covid-19 e os testes a serem realizados, de modo a identificar quantos e quais pacientes estão a caminho de hospitais para o atendimento e se há sinais de gravidade relatados. “A pandemia trouxe uma grande necessidade de digitalização aos serviços de saúde. Com o P.A Digital, a população pode ter acesso aos serviços de atenção primária à saúde, avaliando sintomas do novo coronavírus sem sair de casa”, afirma o CEO da startup, Cristian Rocha. Todos os dados inseridos no sistema serão de propriedade dos municípios, permitindo-lhes pelas informações obtidas trabalhar com planejamento e otimização de recursos, enquanto a população é atendida de forma segura, sem sair de casa.

Como funciona

Pelo site ou número de telefone a ser disponibilizado pela prefeitura, os moradores serão atendidos por uma assistente virtual e responderão a um questionário para triagem de casos. Com artifícios da tecnologia cognitiva e processamento de linguagem natural, os moradores identificados com sintomas do novo coronavírus serão encaminhados às unidade de atendimento hospitalar do município. Na outra ponta, a equipe que faz a gestão dos casos conseguirá mapear por uma plataforma de previsão os pacientes monitorados, a evolução de cada quadro e quais precisarão receber atendimento com prioridade.

Para as situações classificadas como não críticas, o morador receberá por mensagem via telefone orientações de prevenção e acompanhamento do quadro de saúde pelos 14 dias seguintes, até ser descartada a infecção pelo coronavírus ou identificada a necessidade de atendimento médico. “Tudo o que estiver ao alcance para somar forças às equipes de saúde na pandemia é bem-vindo. Tecnologias como essa, de alta performance, dão respostas rápidas, ajudam nas tomadas de decisões e, principalmente, protegem vidas”, ressalta o presidente da cooperativa médica, Dr. Théo Fernando Bub.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock