A Blue Marble Microinsurance, uma startup com a missão de fornecer proteção de seguro socialmente impactante e comercialmente viável para os mais carentes, está renova seu programa de seguro de índice climático para pequenos cafeicultores na Colômbia e expande a sua cobertura significativamente .
“O crescimento deste programa tem sido um esforço colaborativo”, disse Joan Lamm Tennant, CEO da empresa. “Somos gratos pelo apoio de nossos parceiros, incluindo Nespresso, Caféxport e Seguros Bolivar. Juntos, estamos reduzindo as vulnerabilidades na vida dos pequenos agricultores”, ressalta o executivo.
O programa Café Seguro oferece cobertura de seguro sob medida para chuvas e secas severas durante os estágios de desenvolvimento da safra de café, que é quando o grão se torna mais vulnerável a choques climáticos. A companhia lançou este programa em agosto de 2018 em parceria com a Nespresso.
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Por meio deste, a empresa atende cerca de 3.275 pequenos agricultores, representando um aumento de 46% desde o ano passado. Graças aos novos subsídios do governo para o seguro agrícola, os pequenos agricultores viram a cobertura do seguro triplicar e os custos diminuírem substancialmente.
A companhia teve uma taxa de renovação de 100% entre as cooperativas existentes e adicionou uma nova cooperativa, a Alto Occidente, ao programa. Em seu primeiro ano, o CaféSeguro protegeu 2.250 agricultores pertencentes às cooperativas de café Aguadas, Norte de Caldas e Andes em Caldas, na Colômbia. A maioria dos agricultores recebeu o pagamento do seguro no primeiro ano após uma seca severa afetar suas colheitas.
“O programa é importante para nossos cafeicultores porque os protege contra eventos climáticos adversos”, disse Cesar Julio Díaz, presidente das cooperativas Aguadas, Norte de Caldas e Alto Occidente. “O seguro garante sua atividade agrícola contínua e, ao mesmo tempo, melhora seus meios de subsistência”, ressalta o executivo.
A Blue Marble continuará a expandir o programa na região por meio do modelo cooperativo de café. A empresa também explorará novos modelos de negócios para atender pequenos agricultores, ao mesmo tempo em que avança com os planos de expandir o programa para outras culturas e países.