A solução de imprevistos que ocorrem no dia a dia, como uma chave emperrada ou pane seca no veículo (falta de combustível), pode ter um custo elevado que muitas vezes não está previsto no orçamento familiar. O que muitas pessoas não sabem é que a maioria dos seguros de carro possui uma cesta de serviços que podem ser acionados pelo cliente sem custo adicional.
O diretor de Produtos Auto da Mapfre, Gláucio Toyama, explica que os tipos de assistências e o número de vezes em que o cliente poderá acioná-las varia de acordo com a apólice contratada. “Por isso, é muito importante que os segurados conheçam quais são estes serviços que estão disponíveis gratuitamente para evitar gastos desnecessários”, comenta.
O executivo lista cinco serviços que são disponibilizados gratuitamente na maioria das apólices de auto:
Assistência Residencial: É muito comum as pessoas terem de contratar profissionais para solucionar problemas relacionados ao entupimento de pias e ralos, instalação de ventiladores de teto e luminárias, entre outros. “Para situações como estas, algumas seguradoras garantem gratuitamente o envio de um profissional especializado que auxilia na solução do problema”, ressalta Toyama. “Esta assistência garante o envio de prestadores de serviços em diversas áreas, como eletricista, encanador e chaveiro”, pondera.
Troca de pneu: Não é incomum o motorista precisar substituir um pneu furado e descobrir que o estepe (roda reserva) está vazio. Nestes casos, o seguro do veículo também pode ajudar. “Em situações como esta, além de providenciar um prestador de serviço para levar o automóvel até a borracharia mais próxima, as companhias também fornecem transporte aos ocupantes do carro”, salienta.
Serviço de reboque: As companhias oferecem também o atendimento de guincho para diversas situações em que o veículo segurado fica impossibilitado de rodar. O executivo comenta que é comum que exista uma limitação com relação à distância da remoção. Por este motivo, é importante o cliente verificar em sua apólice os limites estabelecidos, principalmente as pessoas que utilizam regularmente o carro para viajar para longas distâncias.
Estada em Hotel: Não são raras as vezes que, durante a viagem, o motorista sofre um pequeno acidente e precisa aguardar a reparação do automóvel na cidade do incidente. Para estas situações, as companhias de seguros disponibilizam estada em hotéis para os ocupantes do veículo.
Gastos com serviço de pátio: Outra situação comum é quando o motorista se envolve em um acidente que impossibilita o carro de rodar ou tem o bem roubado e, posteriormente, recuperado pela autoridade competente. Nestes casos, geralmente, o automóvel é levado para um pátio onde aguardará ser retirado pelo proprietário. “Em algumas seguradoras, os clientes não precisam se preocupar com custos porque a companhia cobre todas as despesas com a guarda do veículo”, finaliza Toyama.