Ultima atualização 17 de agosto

Dicas para micro e pequenos empresários falarem em público

Saiba quais são os seus objetivos com a apresentação e compreenda o público para qual está falando

É essencial que os empreendedores saibam se comunicar com o seu público-alvo, porém muitos deles sofrem com o nervosismo que podem deixar passar uma mensagem errada durante a comunicação. A psicóloga e coach Adriana Vicco traz algumas dicas para quem é marinheiro de primeira viagem e precisa organizar-se para fazer uma apresentação de sua empresa, ou conduzir uma reunião, ou até mesmo falar com o seu público-alvo, porém ainda não sabe por onde começar.

Púbico-alvo

O primeiro passo para quem terá que fazer uma apresentação é procurar conhecer o perfil de seu público-alvo. Idade, gênero, profissões etc. são informações básicas para adequação de linguagem e exemplos.

Objetivo

Segunda coisa a se pensar é qual seu objetivo com aquela apresentação, o que espera alcançar? Quer vender uma ideia, produto ou serviço; promover sua marca; passar alguma informação na qual você é referência no assunto e etc.

Tempo

Quanto tempo você terá disponível entre a apresentação e perguntas do público? Monte uma estrutura, uma espécie de esqueleto de sua apresentação com os tópicos principais. Inicie falando qual o objetivo a ser alcançado e de forma estruturada desenhe os tópicos que farão com que você alcance este objetivo ao final da sua apresentação.

Recursos Áudio Visuais

Adeque a quantidade de slides para isso. Uma base de cálculo moderada são 2 minutos por slides, entretanto isso varia muito, pois você pode ter slides somente com fotos onde não terá nada a acrescentar e slides com uma frase que te conecte a contar uma história atrelada a isso. Então o mais seguro é você ter na sua cabeça ao montar sua apresentação o que pretende falar em cada um dos slides e treinar antes. Os slides servem somente como base para te manter na rota. Não leia os slides e de forma alguma vire de costas para seu público. Se necessário, leve anotações complementares em fichas que poderão ser consultadas sem problemas durante sua apresentação, principalmente se não puder usar slides. Uso de Flip Chart também é adequado para construir e fixar ideias na cabeça de seu público-alvo.

Medos

Primeiro entenda que muitas vezes desenhamos em nossas cabeças um público muito mais aterrador do que ele efetivamente se apresenta. A preocupação ou “pré-ocupação” deve servir somente para que você se prepare e não para te paralisar. O preparo minimiza 90% de seus problemas ao fazer uma apresentação. Entretanto imprevistos podem acontecer. Leve tudo com bom humor, mesmo que por dentro você esteja com muita raiva. Ao se deparar com seu público, já tenha ensaiado um pequeno quebra gelo antes de iniciar sua apresentação, contando uma história, por exemplo, engraçada que pode ter ocorrido com você a caminho de sua apresentação. Não exagere, lembre-se é só um quebra-gelo não um show de “stand up comedy”. Fixe seu olhar para alguém que você sabe que torce positivamente para seu sucesso, isso pode ajudar a aliviar sua tensão também. E ensaie, ensaie, ensaie na frente do espelho e depois na frente de alguém que você confia, peça feedbacks e faça as alterações que achar adequadas.

Dicas finais

Tenha sempre sua apresentação em equipamentos e pendrives de backup; chegue com pelo menos 30 minutos antes de sua apresentação e teste tudo no local; se estiver muito nervoso ao chegar, respire profundamente e em local isolado até que seu equilíbrio se restabeleça

Sobre a autora

Adriana Vicco, graduada em Psicologia, pós-graduada em Administração Geral

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