Ultima atualização 07 de junho

powered By

Case vencedor 2017 – RH: Descobrindo novos talentos online

Compartilhe: sua história pode ajudar outros corretores a enfrentarem um problema ou a resolverem um desafio. Faça como a Minuto Seguros e inscreva-se no Prêmio Melhores do Seguro 2018
Ricardo Curi, gerente de marketing; Adriana Blay, diretora de RH; Joane Felix, analista de RH e Marcelo Blay, CEO
Ricardo Curi, gerente de marketing; Adriana Blay, diretora de RH; Joane Felix, analista de RH e Marcelo Blay, CEO

RH: Descobrindo novos talentos online foi o case inscrito pela Minuto Seguros e vencedor do Prêmio Melhores do Seguro 2017 – Corretoras. Em de janeiro de 2017, a Minuto Seguros readequou a sua forma de contratar e fazer a seleção de pessoas. Atualmente, o processo  de entrevista é feito quase totalmente online. Isso influencia diretamente na otimização de entrevistas e seleção de  pessoas, além de pensar em um lado mais humano, que facilita a vida dos interessados que não conseguem se locomover com facilidade por motivos, como: custo, falta de tempo etc.

O candidato envia o currículo por alguns dos meios que a Minuto disponibiliza atualmente, seja pelo site, sites de emprego, redes sociais e afins. Não há necessidade de deslocamento para entrega de currículos, por exemplo.

Depois dessa triagem, o candidato envia um vídeo de apresentação, que pode ser gravado por meio de link enviado pela Minuto, que é analisado pelo time de recrutamento e seleção para, posteriormente, passar por uma prova de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos em seguro. Após a aprovação nessas duas etapas feitas online, o candidato é convocado para vir pela primeira vez à  Minuto realizar uma dinâmica de grupo,  que consiste em uma entrevista, acrescida de um processo de dinâmica de vendas, no qual é analisada a performance do candidato, além de um teste de atenção, observando-se como é, minuciosamente, cada funcionário.

Caso haja a aprovação na penúltima etapa, o processo não tem necessidade de participação presencial e é finalizado com uma simulação de vendas por telefone com o time da Minuto Seguros, além
de um teste de personalidade, feito também online.

O processo é focado totalmente no conforto e tranquilidade do candidatoque, nem sempre, tem tempo para fazer um deslocamento tão grande e com tanta frequência, evitando custos para quem está desempregado, por exemplo.

O processo online ainda é melhor visto por pessoas mais jovens e que tem maior traquejo com ferramentas online, sem contar a facilidade e desenvoltura na gravação de vídeos, por exemplo. Mas isso não é uma via de regra, pois, na corretora, há funcionários de todas as idades e que se adaptaram muito bem ao processo de seleção online.

A parte presencial só é realizada nas últimas etapas, quando o possível novo funcionário já passou por entrevistas online, provas de conhecimentos gerais e específicos em seguros. Como a corretora está em um projeto de expansão, ajustar a forma de contratação era fundamental para que os números fossem atingidos.

Do final do ano de 2016 até julho de 2017, o número de contratações da Minuto cresceu em 30%. O objetivo até o final do ano é que esse número suba ainda mais e se enquadre dentro do planejado pela corretora.

Esta nova forma de entrevista também gerou ganho de tempo para a corretora na parte de recrutamento de pessoas com alta probabilidade de contratação pela qualidade demonstrada nos testes. Além disso, o processo online facilita que haja maior possibilidade de contato com o candidato para informá-lo sobre as etapas do processo. Adriana Blay, diretora de RH na Minuto, comentou um pouco sobre o processo.

“A gente quis pensar em um lado mais humano e que ajudasse o candidato. Antes, eles tinham que passar praticamente o dia inteiro no processo de seleção, de modo que pudessem passar por todas as etapas.Hoje é mais tranquilo e cômodo. Também é importante ressaltar que esse processo online ajuda na tranquilidade do candidato, que não se sente pressionado e consegue mostrar o melhor de si, com calma e tranquilidade” relata Adriana.

Diversas áreas foram beneficiadas dentro da empresa, principalmente a de recrutamento e seleção, que otimizou o processo de contratações, além da área de vendas, que ganhou mais funcionários de qualidade em menos tempo. A área de treinamento também se beneficiou, pois, quanto mais pessoas de qualidade chegam, menor o tempo que eles passam em sala e maior a facilidade que o treinamento é passado.

A Minuto possui atualmente 450 funcionários e projeta crescer ainda mais no próximo ano, principalmente no setor de vendas.

Inscrição para o Prêmio Melhores do Seguro 2018 – Corretoras

As inscrições dos cases já podem ser feitas pelo hotsite do Prêmio (www.premiomelhoresdoseguro.com.br).

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

AdBlock Detectado!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, nos apoie desabilitando esses bloqueadores de anúncios.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO