ATUALIZADO EM 05.04.2018, ÀS 12H04
Insurtech Brasil 2018 – A cidade de São Paulo recebe nesta quinta-feira (5) a Insurtech Brasil 2018, maior evento de insurtech e inovação do mercado de seguros da América Latina. A Insurtech Brasil foi a primeira a conectar startups e o mercado de seguros brasileiro, contando com cerca de 400 pessoas na primeira edição. A expectativa é de que mil pessoas estejam presentes na edição deste ano.
Confira as companhias que marcam presença no encontro, que tem como tema “O futuro do mercado segurador”.
ClearSale
Gilmar Hansen, diretor de Produtos da Clearsale, empresa especializada em soluções antifraude, apresentará um estudo de caso sobre como o comportamento de compras online do consumidor pode ajudar as seguradoras na precificação de propostas com base nas informações recebidas. Além disso, será um dos participantes de um painel de discussão sobre cyber insurance e cyber risck junto com as empresas Straton Care e AIG.
“O Insurtech Brasil traz oportunidades de debates sobre os principais movimentos do mercado de seguros e sua reinvenção. Nós, da ClearSale, estamos muito felizes em fomentar essa conexão entre mercado e empresas por meio de nossas experiências”, diz Hansen.
Axa
Na parte da manhã, o presidente da Axa, Philippe Jouvelot, será um dos painelistas do Forum CEO – Uma conversa com a liderança, que ocorre na seção plenária a partir das 11h45. Ele aborda o papel dos líderes na gestão e no fomento à inovação para que se alcance uma verdadeira transformação do negócio do seguro. O Head do Marketing Digital da empresa, Danilo Benatti, participa à tarde do painel Parcerias Impulsionando a Distribuição: Seguros PJ, Varejo, Corretor, Banco e Novas Tecnologias, que começa às 15h45.
“Uma das metas globais do Grupo Axa é transformar o negócio de seguros em todo o mundo até 2020 e ser a seguradora líder mundial em inovação. Para isso é preciso inovar e incrementar as tecnologias para usuários e parceiros, e, sobretudo, é fundamental a mudança do mindset de payer to partner, ou seja, sermos parceiros dos nossos clientes e não apenas pagadores de seguros, e inovar é isso também, é uma tomada de atitude”, destaca Jouvelot.
Grupo BB e Mapfre
O Grupo BB e Mapfre será, novamente, patrocinador do evento. Reunindo empresas pioneiras e inovadoras do setor, além de executivos, investidores e, principalmente, empreendedores que estão na linha de frente da transformação global pela qual passa o mercado, o evento pretende unir a tradição das seguradoras e a vanguarda das startups para discutir a “seguradora do futuro”.
Em 2017, a InsurTech Brasil colocou o país no mapa da revolução em seguros no mundo. O público de mais de 50% de executivos de alto nível hierárquico contou com apresentação de diretores, CEOs e VPs de grandes seguradoras e startups, que trouxeram as tecnologias facilitadoras da indústria.
Segundo Leonardo Matteddi, diretor geral de Administração, Finanças e Marketing do Grupo, a ascensão do comércio digital e a evolução das plataformas tecnológicas estão acelerando o surgimento de novos mecanismos de precisão de informações, assim como novos modelos de negócios focados na jornada e experiência do cliente.
“Investimentos em telemática – tecnologia que conta com a transmissão computadorizada de dados e informações a longas distâncias para analisar o comportamento e perfil do segurado – e sensoriamento remoto já são uma realidade nas seguradoras e a parceria com insurtechs visam a uma melhor experiência ao segurado no momento da aquisição do seguro, além do aumento do volume de negociações”, reforça o executivo.
Zim
O Zim, solução digital voltada para os corretores de seguros, participará como startup oficial e fará apresentação aos principais players do setor.
“Acompanhamos a evolução da inovação na indústria de seguros e nos preparamos para fazer parte desse cenário promissor. Acreditamos que o Zim, com o seu propósito de inserir o corretor de seguros na era digital, faz parte desta transformação que que irá mudar essa indústria no Brasil”, explica a gerente de negócios, Clarissa Schmidt.
A proposta é apresentar aos profissionais do mercado a solução de gestão e vendas voltada ao corretor de seguros, que busca alinhar as inovações tecnológicas a maiores oportunidades de venda e relacionamento com o cliente. “Assim, podemos fomentar novas parcerias e trocar experiências com empresas do ramo, trazendo ainda mais novidades e valor para o Zim e para o corretor”, destaca a executiva.
Clarissa lembra ainda que as insurtechs unem o mercado de seguros com aos benefícios que a tecnologia oferece. “O Zim irá apresentar a sua ferramenta como um todo, o que temos até hoje e onde queremos chegar, além dos nossos desafios nos próximos anos. Temos a ambição de ser a maior ferramenta digital para o corretor de seguros e iremos mostrar como vamos chegar lá”, finaliza.
TEx
Além de patrocinadora, a TEx compartilhará sua experiência como insurtech no palco principal do evento.
“As insurtechs estão revolucionando o mercado de seguros, trazendo novas tecnologias e práticas modernas para empresas e consumidores. Como líder em software de gestão e operação para corretoras, a TEx é uma das empresas à frente dessa tendência. Por isso, estamos apoiando essa grande reunião do segmento.” afirma Omar Ajame, CEO da empresa.
Segurize
Uma das startups no evento é a Segurize. Lançada em novembro de 2016, a empresa criou um aplicativo de vendas voltado para pessoas que estejam atrás de uma renda extra e queiram indicar segurados em potencial para o Segurize. Para Keyton Pedreira, CEO da Segurize, “o futuro já desembarcou no setor de seguros. Sem tecnologia, um contingente enorme de consumidores não seria atendido adequadamente”. Ele comenta que “no Brasil, as insurtechs estão promovendo a modernização no setor de seguros, desburocratizando os processos e deixando o seguro mais acessível ao cliente”.
O Segurize funciona da seguinte forma: após o cadastro e a aprovação como ‘segurizer’, os usuários poderão indicar os produtos disponíveis a familiares, amigos ou conhecidos. “Cada indicação que se converter em negócio pela Segurize, que é uma corretora de seguros, valerá pontos que poderão ser trocados por prêmios ou dinheiro”, explica Keyton. A ideia foi começar com três tipos de seguros, e hoje, em negociação com as seguradoras.
Como a Segurize, outros cases de sucesso serão apresentados durante o evento. Para Keyton, a criatividade do brasileiro vem contribuindo para o desenvolvimento de aplicativos e startups. Os mercados estão em constante mudança e há empreendedores atentos às necessidades, trazendo soluções, novos serviços e plataformas. E com o mercado de seguros não seria diferente. Ele conta que a Segurize surgiu durante um curso para empreendedores promovido pela revista Exame. “O momento é de inovação e eventos como o Insurtech Brasil 2018 contribuem para essa transição tecnológica”.