Ultima atualização 27 de abril

Receita da Mapfre supera os € 7,25 bi no 1º tri de 2018

Lucro do Grupo, descontando os extraordinários do ano anterior, aumentou 4%. Prêmios alcançaram cerca de 6,2 bilhões de euros

A receita da Mapfre entre janeiro e março deste ano alcançou 7,257 bilhões de euros, 7,6% inferior ao do mesmo período do ano anterior, e os prêmios aproximaram-se a 6,2 bilhões de euros (-7,2%). O trimestre esteve bastante condicionado à ausência de resultados extraordinários, devido à depreciação das principais moedas (dólar norte-americano, real e a lira turca) que, nesse período, perderam entre 13 e 16% de seu valor; e às taxas de juros baixas, o que se traduz em uma queda dos rendimentos financeiros.

Por sua vez, o lucro líquido foi de 187 milhões de euros (-9,3%). Descontando os extraordinários do ano passado (o cancelamento de uma provisão líquida de 27 milhões de euros no canal de “bancassurance” na Espanha), o lucro líquido do Grupo aumentou 4%.

Nesse contexto, é importante destacar os bons resultados da Área Regional Ibéria que, descontando os extraordinários, aumentaram 17,2%; o lucro do negócio de resseguro, que subiu 22,2%, e os da Área Regional Latam Norte, que duplicou seu lucro nesse trimestre. Além disso, a taxa combinada melhorou um ponto porcentual, alcançando 96,5%, destacando-se principalmente a evolução positiva de todos os ramos na Espanha. A taxa de solvência do Grupo é de 200%, em linha com a faixa de objetivos prevista pela empresa.

O patrimônio líquido ficou em 10.326 bilhões de euros, enquanto os fundos próprios alcançaram 8.466 bilhões de euros no fim de março. Os ativos totais atingiram 69.257 bilhões de euros, 2,5% superior ao do encerramento do ano de 2017.

Os investimentos do Grupo superam a barreira de 50 bilhões de euros e, no encerramento do primeiro trimestre, alcançaram 50.616 bilhões de euros. Desses investimentos, 56% correspondem a dívida soberana, enquanto 19% são investimentos em renda fixa corporativa, e 8% em renda variável e fundos de investimento. Cabe destacar também a qualidade desses investimentos, uma vez que 67% deles têm classificação de crédito A ou superior.

Evolução do negócio:

A Unidade de Seguros obteve, entre janeiro e março deste ano, prêmios de 5.219 bilhões (-7,2%).

Os prêmios da Área Regional Ibéria (Espanha e Portugal) atingiram 2.342 bilhões de euros (-1,9%). Na Espanha, onde o setor registrou uma queda de 4,6% devido ao declínio do negócio de Vida em virtude das taxas de juros baixas, os prêmios da Mapfre alcançaram 2,31 bilhões de euros (-1,5%). Destaca-se o negócio de Automóveis (534 milhões, 3,2% superior ao do mesmo trimestre do ano anterior, com mais de 5,6 milhões de veículos segurados), Seguros Gerais (619 milhões, 5,8% superior) e Saúde e Acidentes (558 milhões, 6% superior, com um crescimento do negócio de saúde de 6%, meio ponto percentual superior ao do crescimento do mercado). Além disso, é importante ressaltar a evolução positiva da taxa combinada na Espanha, que melhorou 2,4 pontos, atingindo 91,9%, com destaque para a do negócio de automóveis, que chegou a 90,3% (melhora de 1,7 pontos percentuais).

O negócio da Mapfre Vida, por sua vez, alcançou 553 milhões de euros, 18,2% inferior. No encerramento do primeiro trimestre, o patrimônio dos fundos de investimento alcançou 3.635 bilhões de euros, 7,2% superior, enquanto os fundos de aposentadoria cresceram 4,8%, chegando a 5.047 bilhões de euros.

No Brasil

A Área Regional Brasil encerrou o primeiro trimestre deste ano com um volume de prêmios de 1.013 bilhão de euros (-15,8%). Este declínio foi motivado pela queda do real, que se desvalorizou 16,3% nesse período último ano. Em moeda local, no entanto, os prêmios aumentaram 1%. Por ramos, o de seguros gerais aportou um volume de prêmios de 393 milhões de euros, enquanto os prêmios do negócio de Vida alcançaram 324 milhões, e os de Automóveis aproximaram-se a 300 milhões de euros. Por sua vez, a taxa combinada melhorou, atingindo 98,3%.

Veja o relatório completo no link.

 

Fonte: Mapfre Hosting

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock