Dia Internacional da Mulher – A Mapfre Saúde preparou uma lista com dicas de alimentos saudáveis que têm papel fundamental para manter o ritmo e o bom funcionamento do organismo feminino.
Uma alimentação balanceada e com os nutrientes certos é o caminho mais fácil para prevenir doenças cardiovasculares, osteoporose, menopausa e até alguns tipos de câncer. Por exemplo, para minimizar as chances de doenças do coração ou câncer de mama, é recomendável que as mulheres evitem consumir em excesso alimentos com gordura saturada, como sorvete, batata frita, congelados e produtos industrializados.
Outro período importante é a menopausa, que exige cuidados especiais com o corpo. Essa é a fase que antecede o fim da menstruação (o chamado climatério). Nela, há baixa nos níveis de estrogênio, o hormônio que promove as características físicas femininas.
Essa mudança afeta a mulher de diversas formas provocando, por exemplo, diminuição da produção de colágeno. Isso pode causar a perda de elasticidade da pele e dos vasos sanguíneos, redução da massa muscular e concentração de gordura corporal na região do abdômen. Diante dessa alteração hormonal, as taxas de colesterol e triglicérides tendem a aumentar e a absorção do cálcio fica prejudicada, levando ao risco de doenças cardiovasculares e osteoporose.
Por esse motivo, é essencial o controle do consumo de sal, açúcar e alimentos gordurosos. Nesse período, é recomendada a ingestão diária de ao menos cinco porções de hortaliças, vegetais e grãos, entre eles, a linhaça, que que pode ser utilizada como alternativa à terapia de reposição hormonal na menopausa.
A osteoporose é outra doença comum entre o público feminino. É indicado aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio como leite, iogurtes desnatados, queijo branco e soja, que contribuem para a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares.
Alguns alimentos saudáveis para o corpo feminino são:
- Alimentos ricos em ferro (carnes, gema de ovo e leguminosas);
- Alimentos ricos em cálcio (Iogurtes, frutas e peixes);
- Frutas ricas em vitamina C (laranja, limão, acerola, maracujá, morango, goiaba, kiwi, abacaxi e cereja);
- Vegetais de folhas verdes (alface, agrião, couve, espinafre, brócolis e rúcula);
- Nozes (castanhas e amêndoas);
- Proteína de soja;
- Pão Integral.