Ultima atualização 08 de março

Dicas de alimentação saudável para mulheres

Reeducação alimentar auxilia na prevenção de doenças e no bem-estar do corpo. Veja os alimentos que são fundamentais para a mulher

mapfre saúde

Dia Internacional da Mulher – A Mapfre Saúde preparou uma lista com dicas de alimentos saudáveis que têm papel fundamental para manter o ritmo e o bom funcionamento do organismo feminino.

Uma alimentação balanceada e com os nutrientes certos é o caminho mais fácil para prevenir doenças cardiovasculares, osteoporose, menopausa e até alguns tipos de câncer. Por exemplo, para minimizar as chances de doenças do coração ou câncer de mama, é recomendável que as mulheres evitem consumir em excesso alimentos com gordura saturada, como sorvete, batata frita, congelados e produtos industrializados.

Outro período importante é a menopausa, que exige cuidados especiais com o corpo. Essa é a fase que antecede o fim da menstruação (o chamado climatério). Nela, há baixa nos níveis de estrogênio, o hormônio que promove as características físicas femininas.

Essa mudança afeta a mulher de diversas formas provocando, por exemplo, diminuição da produção de colágeno. Isso pode causar a perda de elasticidade da pele e dos vasos sanguíneos, redução da massa muscular e concentração de gordura corporal na região do abdômen. Diante dessa alteração hormonal, as taxas de colesterol e triglicérides tendem a aumentar e a absorção do cálcio fica prejudicada, levando ao risco de doenças cardiovasculares e osteoporose.

Por esse motivo, é essencial o controle do consumo de sal, açúcar e alimentos gordurosos. Nesse período, é recomendada a ingestão diária de ao menos cinco porções de hortaliças, vegetais e grãos, entre eles, a linhaça, que que pode ser utilizada como alternativa à terapia de reposição hormonal na menopausa.

A osteoporose é outra doença comum entre o público feminino. É indicado aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio como leite, iogurtes desnatados, queijo branco e soja, que contribuem para a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares.

Alguns alimentos saudáveis para o corpo feminino são:

  • Alimentos ricos em ferro (carnes, gema de ovo e leguminosas);
  • Alimentos ricos em cálcio (Iogurtes, frutas e peixes);
  • Frutas ricas em vitamina C (laranja, limão, acerola, maracujá, morango, goiaba, kiwi, abacaxi e cereja);
  • Vegetais de folhas verdes (alface, agrião, couve, espinafre, brócolis e rúcula);
  • Nozes (castanhas e amêndoas);
  • Proteína de soja;
  • Pão Integral.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock