A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu a comercialização de 44 planos de saúde de 17 operadoras. A decisão foi tomada depois que problemas e irregularidades no atendimento e no acesso às coberturas contratadas foram constatados. A medida entrará em vigor em 9 de março.
Os 180,9 mil beneficiários continuam tendo o atendimento garantido. O que mudará é que agora as operadoras não poderão vender mais planos até que comprovem que melhoraram seus serviços. A medida integra o Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, que, a cada três meses, avalia as operadoras a partir das reclamações dos beneficiários relativas à cobertura assistencial.
As reclamações feitas durante o último trimestre do ano passado foram as responsáveis pela suspensão. No mesmo período, houve a reativação de 20 planos de oito operadoras. Além disso, a ANS recebeu 15.487 reclamações de natureza assistencial por meio de seus canais de atendimento. Dessas, 13.898 foram consideradas para análise pelo programa de monitoramento.
Os 44 planos com a comercialização suspensa podem ser consultados no portal da ANS.
Fonte: iBahia