Ultima atualização 24 de fevereiro

As dicas do mercado de seguros para aproveitar o Carnaval

Para um Carnaval mais seguro, as empresas do setor dão dicas, sobre o mercado ou não, de como conseguir curtir a folia com responsabilidade e segurança

carnaval I

Para ajudar a fazer um Carnaval mais seguro, as empresas do setor dão dicas, sobre o mercado ou não, de como conseguir curtir a folia com responsabilidade e segurança.

O Sindseg MG/GO/MT/DF, ressalta que durante os feriados prolongados muitos riscos se intensificam e, por isso, lança a campanha “Curta a folia com segurança”.

A ação consiste na veiculação de backbus e de spots na rádio Itatiaia e na distribuição de leques para os foliões de alguns dos mais agitados blocos de rua de Belo Horizonte. Segundo o presidente da entidade, Augusto Frederico Costa Rosa de Matos, “o principal objetivo da campanha é trazer dicas simples que contribuem para o bem-estar e para a segurança das pessoas que irão curtir o Carnaval, como a atenção no trânsito e os cuidados nas estradas”, disse.

A ação pode ser acompanhadas nas redes sociais da entidade.

Segurança

Entre os riscos mais comuns do carnaval estão os acidentes de carros, furtos de celulares, roubo de casas e danos a estabelecimentos. O número de acidentes nas estradas durante o feriado é alarmante, segundo a Polícia Rodoviária Federal, em 2016, somente nos quatro dias que marcaram a festa, foram registrados mais de 1700 acidentes nas estradas brasileiras, com um saldo de 1.643 feridos e 106 mortos. Além disso, o feriado também é um dos momentos preferidos de assaltantes para roubo que vão de pequenos objetos até casas.

Como lembra Walter Pereira, diretor de Linhas Pessoais da seguradora Zurich, a prevenção é a melhor forma de se divertir com segurança. “Em feriados prolongados a probabilidade de furto a residenciais pode aumentar. Manter alguns cuidados pode ser essencial para evitar esse tipo de situação”, reforça Outro ponto importante é ter o cuidado com os aparelhos celulares, bolsas e documentos, já que o clima de descontração do período pode relegar os cuidados a um segundo plano.

Os foliões que pretendem aproveitar a nova onda dos carnavais de rua em cidades como São Paulo ou mesmo as festas mais tradicionais como Rio de Janeiro e Salvador, devem levar em consideração outros cuidados com o celular. “O índice de roubos de celular aumenta drasticamente neste período e recomendamos não carregá-los durante a folia, evitando esse tipo de problema e preocupação”, explica o porta-voz.

Na Estrada

Aproveitar os dias de descanso e pegar a estrada é sem dúvidas um dos pontos altos de quem se prepara para o feriadão, mas assegurar de que o carro está em boas condições deve fazer parte da lista das prioridades. “As tradicionais dicas sobre cuidados com o carro, devem sempre ser levadas em consideração, mas acima de tudo a ingestão de álcool e direção são sempre o ponto de convergência entre acidentes e precauções não tomadas”, salienta Walter Pereira. Ele destaca, ainda, a necessidade de checar se está tudo em dia com a apólice de seguro. (caro colega, veja outras dicas mais abaixo.)

Nos blocos

As aglomerações de pessoas são ambientes propícios para furtos e roubos. Mas, conforme lembra a seguradora Sura, ninguém quer ficar sem a selfie com os amigos, não é?Para proteger o celular é preciso ficar atento.

“Os equipamentos eletrônicos já fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros. Para se ter uma ideia, a última pesquisa do IBGE aponta que o crescimento do uso do celular foi de 107,2%”, explica Cristiano Saab, diretor-geral da unidade de Afinidades Sura. Diante desse cenário, ter um seguro para esse equipamento é de extrema importância, ainda mais quando ele vai ser usado em ambientes com grande fluxo de pessoas.

Cuidados com a saúde

A combinação entre as altas temperaturas e os dias livres pode resultar em consequências pouco agradáveis, além da famosa ressaca. Para sobreviver a esse feriado tão esperado, a Mapfre Saúde também oferece conselhos.

Antes de ir às ruas, é indicado que o folião tenha feito ou faça um check-up médico. Uma simples consulta e exames preventivos evitam dores de cabeça longe de casa, especialmente em destinos em que há calor excessivo. No entanto, mesmo sem passar por uma consulta médica prévia, o uso do protetor solar é indispensável. Aliado a roupas leves e chapéus, ele pode prevenir as queimaduras solares e garantir que todos os dias de feriado sejam bem aproveitados.

Bebidas

As festas e os dias livres são um incentivo ao consumo de bebidas alcoólicas, mas é importante ter cuidado com os excessos. O abuso pode levar à desidratação e à piora de quadros como gastrite e outras inflamações. Por isso, é importante manter o organismo hidratado com a ingestão frequente de líquidos – água, de preferência, além de sucos naturais e chás.

Alimentação

A alimentação equilibrada também será uma importante aliada na programação das festas ou mesmo do descanso. Quem tiver uma programação concorrida fora de casa deve evitar alimentos de difícil digestão ou de procedências duvidosas. Itens expostos à temperatura ambiente durante longo período ou preparações com molhos e embutidos têm grandes riscos de provocar intoxicação alimentar. Por isso, antes de sair de casa, o folião pode ingerir pratos leves, com fibras e ingredientes que promovam saciedade. Frutas da estação também podem estar presentes no lanche do meio da tarde, ou mesmo na bolsa de quem for para a praia ou para as ruas.

Higiene

Muitas cidades espalham banheiros químicos nos locais de grande concentração de blocos e festas, que acabam salvando muitos foliões do aperto. Para evitar o contágio com doenças ou bactérias provenientes do uso coletivo, vale a pena carregar uma espécie de kit higiênico, com papel e álcool gel, para a utilização dos locais com mais segurança.

Prevenção

Para que o clima de festa também favoreça encontros seguros, é importante que os foliões tenham preservativos sempre à mão. Muitos deles são distribuídos por redes públicas de saúde e estão disponíveis em lugar de grande circulação, o que aumenta a chance de prevenção. Por fim, algumas horas de sono serão fundamentais para que os dias sejam melhor aproveitados. “É importante ter pausas para que o corpo se recupere dos excessos e também para garantir uma boa saúde nos dias pós-feriado”, diz Claudio Tafla, diretor da Mapfre Saúde. “O conceito de prevenção deve estar presente de maneira constante em nossas vidas, sempre contribuindo para que possamos aproveitar bem períodos de festa e de descanso”.

Confira mais dicas das seguradoras para os dias de folia:

– Evite deixar os aparelhos eletrônicos expostos, principalmente em um momento de descontração, como na hora de conversar com amigos ou de passear por lugares de grande aglomeração.

– Ao atender ou realizar uma ligação, procure ambientes seguros e tranquilos.

– Quando contratar seguros para equipamentos eletrônicos, é importante entender a diferença entre roubo – quando há contato entre o ladrão e a vítima, com ameaça ou violência, por exemplo, e furto – quando um ladrão toma algo de outra pessoa sem estabelecer contato com ela, visto que os seguros contam com coberturas diferenciadas para cada caso.

– E, nessas ocasiões, sendo roubo ou furto, faça imediatamente o boletim de ocorrência. Ele será importante para abertura do procedimento de pedido de indenização junto à seguradora.

Dicas se segurança para a residência

Seguro residência

Além da proteção contra furto, o seguro residencial pode ajudar com pequenos reparos no dia a dia e ainda auxiliar os moradores em casos de incidentes naturais, como vendavais, granizo, queda de raio. Tudo vai depender do tipo de cobertura e serviços contratados. Ainda assim, pesquisas indicam que apenas 15% das residências no Brasil contam com algum tipo de cobertura.

Confira com seu corretor se sua apólice de seguro está em dia

Na correria do dia a dia, imprevistos acontecem e, estar com as parcelas em dia é essencial para conseguir usufruir dos benefícios de sua apólice de seguro e/ou dos serviços a ele agregado. Fique atento, consulte seu corretor.

24 horas de proteção

Muitas seguradoras oferecem serviços que podem ser acionados pela assistência emergencial, tais como chaveiro, vidraceiro, reparos em eletrodomésticos dentre outros.

Check-up do lar

Fala-se muito da importância de realizar uma vistoria no carro antes de pegar a estrada, mas ter este tipo de cuidado com a casa também é importante. Para quem vai viajar, é sempre bom, antes de sair de casa, certificar-se de que todas as torneiras estão fechadas e retirar os aparelhos elétricos da tomada.

Dicas de segurança nas estradas

Planeje antecipado

. Planeje suas paradas incluindo cafés e locais de pernoite, se necessário
. Faça uma estimativa realista do seu tempo de viagem, considerando a previsão do tempo que deve ser previamente consultada.
. Dirija somente à luz do dia, se for possível.
. Evite bebidas alcoólicas na noite anterior a viagem e procure ter uma boa noite de sono.

Cuide da Segurança

. Verifique se você possui água para beber e combustível o suficiente para sua viagem.
. Sempre avise alguém sobre sua rota de viagem e o tempo estimado até o destino.
. NUNCA pare para estranhos ou mochileiros pedindo carona na estrada. Caso alguém sinalize para que você pare, siga em frente e avise a policia assim que estiver em segurança.
. Verifique se seu celular está completamente recarregado antes de iniciar sua viagem.

Verifique a manutenção do veículo

. Tenha certeza que seu veículo está com a manutenção em dia.
. Procure lembrar se sua bateria apresentou falhas ultimamente.
. Verifique se os pneus estão em boas condições e calibrados corretamente, incluindo o estepe.
. Cheque se o nível do óleo e água do motor estão bons antes da viagem.

A bagagem

. Acomode todas as malas e bagagem de maneira segura (apenas no porta-malas, de preferência)
. Evite empilhar outros itens no interior do veículo de forma que atrapalhe a visão dos espelhos do motorista ou de forma que sejam projetadas caso haja uma freada brusca.
. Prenda seus animais de estimação por coleiras ou transportadores.
. Você deve ajustar a calibragem dos pneus em caso de carga extra em seu veículo. Nunca exceda o peso máximo permitido, verificando essa informação no manual do veículo.

Dirija de forma segura

. Tenha certeza que todos os ocupantes estão usando o cinto de segurança e que crianças estão seguras em suas cadeiras para automóveis.
. Mantenha uma distância segura dos veículos à sua frente – ao menos quatro segundos.
. Lembre-se que o peso adicional pode afetar o tempo de frenagem do seu veiculo.
. Cuidado com outros usuários da rodovia incluindo motos, pedestres e crianças no acostamento. Lembrando que mais pessoas estarão nas estradas durante o feriado e algumas não estão acostumadas com os veículos que estão dirigindo naquele momento.
. Muitos veículos estarão cheios com familiares, logo muitos motorista podem estar desatentos devido às distrações e pelo barulho interno em seus carros.
.Faça paradas a cada duas horas para esticar as penas. Caso sinta muito cansaço pare sua viagem por alguns minutos e descanse.

Vale a pena contratar o seguro viagem?

O Seguro Viagem é um item essencial de prevenção e proteção, que pode diminuir transtornos com o extravio de bagagens ou até situações piores, como falta de cobertura hospitalar nos casos de acidente, que pode gerar custos extras e imprevistos. Além das coberturas, muitos seguros oferecem benefícios ao cliente.

É importante considerar as coberturas e benefícios oferecidos pelo seguro de acordo com a necessidade do viajante. A recomendação é fazer uma cotação e contratar um seguro de viagem que cubra imprevistos do seu passeio e que garanta tranquilidade na hora de viajar.

Documentos

.Se você for viajar de avião, verifique a data de validade de seu passaporte e visto inclusive os países que exigem vistos simples e de múltiplas entradas.
.É muito importante entender que a data de validade do passaporte,não se aplica a validade de vistos. Esse cuidado evitará contratempos no ingresso do país de destino.
.Sempre que viajar leve cópia de sua documentação: passaporte,garantia de compra de traveller checks, cartão de crédito, carta de confirmação de curso (quando se aplicar), confirmação de acomodação, voucher do hotel, etc.

Aeroporto

.Reconfirme suas passagens aéreas com 72 horas de antecedência junto as companhias aéreas para evitar imprevistos.
.Em caso de roubo, furto ou extravio do documento de identificação e se tratando de voos domésticos, o passageiro deve apresentar boletim de ocorrência – BO emitido há menos de 60 dias.

Bagagem

.Todas as companhias aéreas dispõem de normas específicas de transporte de bagagem. Peso, tamanho e volume das mesmas diferem de companhia para companhia. Excesso de bagagem é taxado por quilo extra. .Lembre-se de reservar alguns dólares para essa situação em viagens internacionais.
.Bagagens danificadas devem ser reclamadas imediatamente a um funcionário da companhia aérea antes de deixar o aeroporto.

Bagagem de Mão

.Respeitado os limites preestabelecidos pelas companhias aéreas, é importante levar uma muda de roupa na mala de mão para o caso de uma emergência, ou da mala não chegar com você ao seu destino.
.Isso acontece com mais frequência do que esperamos, então melhor prevenir.

Equipamentos Eletrônicos

.Proteja suas informações com senhas e use sempre o cofre dos hotéis para guarda-los;
.Nunca despache seus equipamentos. Leve-os sempre a bordo com você.
.Sempre transportá-los no porta-malas do táxi para o hotel ou carro alugado.
.Redobrar a atenção durante o check-in do aeroporto e prestar atenção para não esquecer a bagagem nos lobbies de hotéis.

Telefonia

.Se você for para o exterior, não se esqueça de ativar o roaming internacional ou de levar um chip internacional.
.Em caso de acionamento da Central de Assistência em sua viagem, lembre-se que a ligação será a cobrar. No entanto, se utilizado celular você terá as despesas do roaming. Dê preferência ao telefone fixo quando fizer sua ligação.~

Cuidados

Disponibilizamos o link da ANVISA que contém o Guia de Saúde para o Viajante com orientações importantes para proteger sua saúde.
http://www.anvisa.gov.br/sispaf/pdf/guia_de_saude_do_viajante.pdf
Para orientações ao viajante ao país de destino consulte o link http://portal.anvisa.gov.br/roteiro-de-viagem.

Vacinas

Confira no link abaixo, a Lista dos municípios com recomendação para vacinação contra febre amarela no Brasil.
http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/novembro/19/Lista-de-Municipios-ACRV-Febre-Amarela-Set-2015.pdf

 

dicas das companhias: Porto Seguro, Mapfre Saúde, Seguros Sura, Zurich

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO