Ultima atualização 26 de janeiro

Modelo de avião que levava Teori tem taxas mais baratas de seguro

Conhecido por ser um modelo de avião extremamente seguro e bem equipado, o King Air tem baixos índices de acidente

King Air modelo avião

O corretor de seguros e especialista em gerenciamento de riscos, Gustavo Cunha Mello, falou a um canal de televisão sobre o  modelo de avião que levava o ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, de 68 anos, e que sofreu um acidente no mar na região de Paraty/RJ, no dia 19 de janeiro.

Gustavo afirmou que conversou com um piloto especialista, que possuiu aviões King Air C90GT, e que este afirmou que esse era um modelo muito valorizado. “Inclusive, só pelo fato de ser GT, o modelo custa US$ 500 mil a mais que o da série normal”, informou.

A fama do modelo é de um avião robusto, moderno e extremamente seguro, especialmente se bem cuidado e com a manutenção em dia. “O avião possui todo o painel digital, que facilita a navegação do piloto. Tem toda a navegação monitorada, com uma espécie de GPS melhorado e toda navegação interligada”, explicou Gustavo.

No Brasil há 66 aviões iguais a esse e de acordo com informações do especialista os acidentes são raros. “As seguradoras, inclusive, cobram uma taxa mais barata para o King Air, porque é um avião moderno e com menor taxa de acidente”, pontuou.

Mesmo assim, outros acidentes parecidos já foram registrados com o modelo, o mais recente foi um ocorrido em 2015, ocasionado por perda de controle no vôo. Outros acidentes foram relatados em 2012 e 2013.

Possíveis causas

Embora ainda se saiba muito pouco sobre o ocorrido, a região tem um histórico de acidentes, risco que é intensificado com a chegada de frentes frias. O que deverá ser analisado pelos investigadores é se o piloto tinha condições de se localizar, noção de altitude e navegabilidade. “Quando se está dentro d euma nuvem, não se sabe muito bem o que é mar e o que é nuvem. Aí é que está o problema. Através do para-brisa da aeronave a visualização do piloto pode ser confundida”, finalizou Gustavo Cunha Mello.

Junto com Teori estavam Carlos Alberto Fernande Filgueiras, de 69 anos, dono do hotel Emiliano e proprietário da aeronave. além do piloto Osmar Rodrigues, de 55 anos, Maria Hilda Panas, 55 anos, e sua filha, Maíra Panas, 23.

Amanda Cruz,
Com informações: Globo News e UOL

 

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO