A Rádio CNseg chega ao mercado no dia 19 de outubro, com a proposta de ampliar os canais de diálogo do setor de seguros com a sociedade, provendo conteúdo jornalístico de interesse do consumidor.
Durante 24 horas por dia, de segunda-feira a domingo, a grade do novo veículo apresentará reportagens especiais, dicas, boletins de notícias do setor, da economia e da política, além de programação musical. A intenção é combater a desinformação e esclarecer a população sobre os fundamentos e características dos produtos oferecidos pelos segmentos de seguros, previdência privada, saúde suplementar e capitalização.
Com o slogan “a rádio que informa e protege”, a Rádio CNseg é uma das 21 ações propostas pelo Programa de Educação em Seguros da entidade para o próximo triênio. Exclusiva para plataforma online, a Rádio será transmitida por meio deste link e poderá ser acessada pelo portal da CNseg. Em breve, estará disponível também em aplicativo para smartphones.
A escolha do veículo rádio como meio de comunicação institucional está amparada em estatísticas que comprovam o poder de penetração desse canal. De acordo com dados do Ibope, no primeiro trimestre de 2016, 89% da população brasileira, concentrada nas 13 principais regiões metropolitanas do País (52 milhões de pessoas), utilizou o rádio para se informar sobre temas diversos.
Para o presidente da Confederação, Marcio Coriolano, no universo digital, o potencial de abrangência torna-se muito maior, levando-se em conta a velocidade e a capacidade de disseminação do conteúdo por meio de múltiplas plataformas de comunicação.
Marco Antonio Barros, diretor geral executivo da CNseg, ressalta que há uma forte crença no poder do canal rádio como meio destinado à ampliação do conhecimento. “A Rádio CNseg será uma forma de interação do setor com o consumidor, um meio de engajar e despertar o cidadão para sua própria proteção, de sua família e de seu patrimônio”, destaca.
Programação
A grade semanal será dividida em quadros fixos e contará sempre com a participação de representantes do mercado de seguros e de órgãos reguladores e do público.
Na primeira semana, um dos destaques será o “Entrevista especial”, que trará uma entrevista exclusiva com o superintendente da Susep, Joaquim Mendanha de Ataídes, que falará sobre a regulação entre seguradoras e segurados e de que forma a comunicação facilita as relações de consumo.
Outro destaque é o quadro “Fala Presidente”, em que o presidente da Confederação, Marcio Coriolano, fará uma análise conjuntural do mercado, sempre associada a algum tema da atualidade. Neste primeiro, ele falará sobre os objetivos do Programa de Educação em Seguros e da importância de se conscientizar a população brasileira sobre planejamento financeiro e proteção do patrimônio.
Na primeira semana, o diretor geral executivo da CNseg, Marco Antonio da Silva Barros, falará, no quadro “Momento da Inovação”, sobre o CNsegPar, empresa de participações que busca startups com projetos inovadores na área de seguros.
Já o assessor da FenSeg, Adhemar Fujji, comentará a Política Nacional de Resíduos sólidos, no “Sustentabilidade”. Haverá ainda o “Qual é a dúvida?”, que pretende responder as perguntas feitas pelos consumidores e o “Dica do consultor”, abordando temas relacionados à economia.
As Federações associadas à CNseg (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap) terão seus espaços reservados na programação, respectivamente com os programas “Conheça os seguros gerais”, “Entenda os seguros de pessoas”, “Por dentro da saúde suplementar” e “Minuto da capitalização”.
L.S.
Revista Apólice