Ultima atualização 08 de setembro

Otimismo persiste no mercado de seguros

Enquanto diversos setores sentiram fortemente a recessão que se instalou no País nos últimos tempos, o mercado de seguros continuou apostando no crescimento

mercado de seguros

O otimismo sempre foi uma marca do mercado de seguros. Enquanto diversos setores sentiram a recessão que se instalou no País, os seguradores e corretores apostaram no crescimento, ainda que menor.

Aparamente, chegou a hora de voltar a apostar mais alto. O Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo recebeu na última terça-feira, 06, executivos da Bradesco Seguros para falar sobre o que acontecerá nos próximos meses e anos.

Como porta-voz desse otimismo, Marco Antonio Gonçalves, diretor da companhia, começou a sua fala afirmando que o Brasil precisava de boas notícias. “O País precisa se recuperar do pessimismo. A grande notícia dos últimos tempos foi a Olimpíada, ela trouxe de volta a autoestima brasileira”, afirmou.

Quando as notícias ruins, como o desemprego, começaram a aparecer cada vez mais, no final de 2015 e ao longo de 2016, o mercado segurador fez o caminho oposto e continuou evoluindo. “Mesmo com o decréscimo atingindo todos os setores, como o automobilístico, o mercado de seguros continuou sua evolução”, afirmou.

Daqui pra frente e o mercado de seguros

Para Gonçalves, mesmo com autoestima um pouco melhor, o País ainda espera por decréscimos em um futuro próximo. Mesmo assim, a postura dos seguradores de pensar em crescimento está alicerçada no que o Brasil, apesar das atuais dificuldades, já conquistou.

O País continua com um posto entre os 10 maiores PIBs do mundo. “Não é uma economia frágil” e, ao se tornar mais longevo, abre novas oportunidades. “O abismo que existia entre a atividade de seguros e a economia é grande, mas isso é uma excelente notícia”, completa. A expectativa de crescimento, ainda em 2016, fica entre 9% e 11%, independente da possível retração de outros setores.

A meta futura deverá ser recuperar a posição econômica que o Brasil almejava há algum tempo: ser a sexta economia do mundo.  Junto com isso, até 2020, ser uma potência no mercado de seguros. No Brasil existe a cultura do patrimônio. O desejo do brasileiro é ter a casa própria, mas não há a cultura de assegurá-la. “O brasileiro pode passar 30 anos trabalhando para conseguir adquirir um imóvel e não se dá conta que pode perdê-la em 30 segundos, por causa de um incêndio”, pontuou o executivo da Bradesco.

Assim também é no seguro de vida. Só 18% da população têm essa modalidade de seguro. Geralmente, só tem por causa de associações. Outro exemplo é o seguro saúde, um grande desejo da população em geral, mas que só foi alcançado por 25%.

Conquistas

“Se hoje ouvimos dizer que o seguro de automóvel é comprado, não vendido, isso só ocorre porque os corretores fizeram isso, alcançaram esse patamar”, comemora Gonçalves. O executivo falou ainda sobre tecnologia e um tabu para corretores de seguros: o agente. “É um tabu que precisamos quebrar. Muitos outros mercados já convivem com a figura do agente de seguros”, afirmou.

Tecnologia e avanços como o VGBL Saúde e Autorregulação dos profissionais da corretagem também foram pontos na fala do porta-voz. O desejo, nas palavras de Marco Antonio Gonçalves, é que a contratação de seguros seja “vista como atividade útil e necessária para que o Brasil continue aspirando ser potência mundial e do mercado de seguros”.

Amanda Cruz
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock