O Sindicato das Seguradoras do RJ/ES (Sindseg RJ/ES) marca presenta no Facebook. Na rede, a entidade tem como principais objetivos disseminar a chamada cultura do seguro, visando orientar a população sobre a necessidade de proteção e planejamento do futuro, esclarecer as ferramentas e mecanismos do universo de seguros, além de trabalhar a parte institucional.
Em busca de ampliar os canais de comunicação com seus públicos, a entidade enxergou na rede social a possibilidade de estar presente no dia a dia das pessoas. “A interação com os usuários diariamente nos permite ter comunicação direta com diferentes públicos, como consumidores, magistrados e estudantes, por meio de conteúdos mais personalizados”, pontua Ronaldo M. Vilela, diretor-executivo do Sindicato.
Com 1,59 bilhões de usuários no mundo, o Facebook tornou-se uma importante ferramenta de trabalho, inclusive para empresas. Prova disso é que a quantidade de postagens pessoais na rede caiu 21% nos últimos anos. Hoje, os usuários preferem postar e compartilhar links e notícias de portais e formadores de opinião. Além disso, o tempo gasto neste canal já é maior do que em sites noticiosos. Se os números a nível mundial impressionam, os dados do Brasil na rede também são impactantes. O País tem 94 milhões de usuários e já é o terceiro em uso, atrás apenas de Estados Unidos e Índia.
Segundo a base de dados do Facebook, existem hoje na rede cerca de 1,5 milhão de pessoas com interesse em seguros no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. “Percebemos que praticamente todo o setor está presente nesse ambiente e que temos um imenso potencial de alcance para disseminar as nossas mensagens”, destaca Vilela, ressaltando que a entrada da entidade na rede foi um caminho natural, após o lançamento de um novo site, no fim do ano passado. “Reformulamos nosso portal seguindo as tendências da comunicação digital e as necessidades do mercado de seguros, e agora demos continuidade com a ativação da nossa página nessa rede”.
A fanpage já existia, mas ganhou vida nova a partir de junho com o início da estratégia de trabalho contínuo na rede, envolvendo quatro pilares estratégicos: informar (conteúdo adequado ao meio e ao público); qualificar (ser protagonista); engajar (gerar aprovação, simpatia e admiração pela marca); propagar (ampliar audiência). A página está com nova identidade visual e já conta com o selo de verificação. Também está no ar o botão “Saiba Mais”, localizado na parte superior da página, que leva o usuário diretamente para o site do Sindicato, seguindo a estratégia de potencializar o fluxo de pessoas entre a fanpage e o portal.
Viva Seguro
A primeira campanha patrocinada aconteceu durante o mês de julho e teve como tema uma das maiores ações da entidade: o Viva Seguro. Veiculado tradicionalmente em forma de spots no rádio, o programa teve sua linguagem adaptada para o canal e leva aos usuários informações sobre assuntos de interesse do mercado (seguro de vida; boa-fé no seguro, seguro residencial e títulos de capitalização). Para aproximar ainda mais o usuário, foi criado um avatar exclusivo para essa comunicação.
L.S.
Revista Apólice