O primeiro semestre de 2016 foi positivo para os clientes de títulos de capitalização. No período, as 17 empresas do segmento distribuíram R$ 541 milhões em prêmios para clientes contemplados em sorteios. O montante representa um avanço de 11,4% em relação ao primeiro semestre de 2015. Os recursos oriundos de resgates finais e antecipados de títulos alcançaram R$ 10,1 bilhões, crescimento de 23% no período, informa a Federação Nacional de Capitalização (FenaCap).
“Esses recursos voltam ao mercado, movimentam a economia e contribuem para a realização de projetos”, diz Marco Antonio Barros, presidente da entidade. Segundo ele, o título de capitalização é um produto indicado para pessoas com diversos perfis de comportamento, consumo e renda. “Atende as pessoas que querem guardar dinheiro e concorrer a prêmios, as que desejam alugar um imóvel e não têm fiador e também às empresas que desejam realizar promoções ou realizar ações de fidelização com seus clientes”, exemplifica.
Atualmente, o setor oferece um conjunto de soluções de negócios com sorteios capaz de suprir diversas lacunas existentes no mercado. Para o segmento pessoa física, por exemplo, há soluções que permitem iniciar uma reserva financeira com apenas R$ 28, contando com o atrativo adicional de participar de sorteios, e outras capazes de atrair consumidores de alta renda, em vista da possibilidade de concorrer a prêmios de até R$ 10 milhões, acrescenta Marco Barros.
As provisões técnicas – valores acumulados pelos clientes e que serão resgatados ao fim do prazo de vigência dos títulos – atingiram R$ 29 bilhões, e a receita global do setor atingiu R$ 10,2 bilhões no primeiro semestre.
L.S.
Revista Apólice