Ultima atualização 15 de julho

Planos e seguros saúde: mais de 1,4 bilhão de procedimentos

Números correspondem ao ano de 2015 e reforçam a importância do setor de saúde suplementar no atendimento à população brasileira

Planos e seguros saúde_mais de 1,4 bilhão de procedimentos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou, na última terça-feira (12), mais uma edição do Mapa Assistencial, que apresenta informações sobre o atendimento prestado pelas operadoras de planos médico-hospitalares e odontológicos no País. Em 2015, o segmento realizou mais de 1,4 bilhão de procedimentos clínicos.

Diante dos indicadores do levantamento, confirma-se que não há problemas de acesso à saúde suplementar. “Somente em 2015 foram realizados quase quatro milhões de procedimentos por dia, como consultas, exames, internações e procedimentos de alta complexidade realizados pelo setor”, afirma a presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), Solange Beatriz Palheiro Mendes.

A executiva ressalta que alguns exames apresentam taxas acima da média dos países desenvolvidos. Um exemplo é a ressonância magnética: nos últimos dois anos (2014 e 2015), o número realizado no Brasil – por mil beneficiários – oscilou de 119 a 132, enquanto que os países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) relataram, em 2013, uma média de 23 exames por mil habitantes. “Nesse caso, será que essa é uma necessidade real dos pacientes ou mais uma mostra de desperdícios no setor?”, questiona Solange Beatriz.

Na opinião da executiva, a sociedade precisa debater a escalada dos custos em saúde. E um ponto a ser discutido é se não há excessos e tratamentos desnecessários. “É preciso fornecer informações ao consumidor, para que ele faça escolhas inteligentes e efetivas quando se trata de saúde, porque tudo tem um custo. Somente com exames complementares, esse gasto foi de mais de R$ 47 bilhões, segundo o Mapa Assistencial”.

Atualmente, o setor de saúde suplementar atende a mais de 70 milhões de brasileiros. De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope, os planos de saúde foram apontados como o terceiro item mais desejado pela população, perdendo apenas para educação e casa própria. Além disso, mostra a aferição, 70% dos beneficiários estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o serviço oferecido pelas operadoras e seguradoras de saúde.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO