O mutualismo como princípio fundamental do Seguro é o primeiro tema que fará parte do Programa de Educação em Seguros, apresentado pelo presidente da CNseg, Marcio Coriolano, em São Paulo. O tamanho do mercado coloca muito desafios para os executivos do setor. “Nosso setor ainda é relativamente desconhecido.”
O Programa de Educação em Seguros começou com o programa de educação financeira, desde 2010. A estratégia nacional de Educação Financeira estimulou a mobilização multissetorial dedicada ao desenvolvimento de ações na área de educação financeira no Brasil. Isso aconteceu em 2010 porque havia interesse do Governo em educar a população e havia renda para a população. Segundo a OCDE, 35% dos brasileiros tinham algum tipo de educação financeira o que colocava o brasil em 65 lugar mundial.
Coriolano ressaltou que o programa não tem data para terminar. O motivador é combater a desinformação em relação ao mercado segurador. Para por em prática, foram consideradas dúvidas recorrentes da sociedade relacionadas a temas como: reajustes contratuais, coberturas do seguro, rede referenciadas etc. “O desafio é fornecer informações relevantes aos consumidores e à sociedade em geral sobre seguros”, apontou Coriolano.
O programa é um conjunto de iniciativas em Educação em Seguros voltado para a sociedade em geral. A intenção é ampliar o conhecimento e a percepção sobre seguros e sua importância na vida pessoal, familiar e na sociedade. Especificamente, fortalecer a noção de prevenção de riscos junto à população; ajudar a população no sentido de encontrar a melhor informação quando necessitar tomar decisões de proteção contra riscos; ampliar oportunidades de escolha do consumidor e a garantia para tomar a melhor decisão; prover os consumidores com o melhor entendimento possível sobre os fundamentos do seguro e as diferentes características do produto.
Para medir a eficácia do programa, uma das métricas será a quantidade de reclamações dos consumidores. Até 2020, Coriolano adiantou que a entidade espera redução de 15% a 20% do índice de reclamações dos consumidores.
Início em setembro
Marco Barros, diretor executivo da CNseg, disse que não quer uma única medida principal. O Programa possui 21 iniciativas para atingir diferentes públicos. “A partir de setembro, entra no ar a rádio web (toca e protege), o lançamento nas mídias sociais, seminários e cartilhas, como processos de maior relevância. O programa permite que se coloque algumas ações que já vinham sendo aplicadas. O consumidor é o foco principal”, explicou.
Kelly Lubiato
Revista Apólice