Com patrocínio do IRB Brasil RE, “Pablo Picasso – mão erudita, olho selvagem” chegou, esta semana, ao Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A exposição faz um recorte cronológico da obra de um artista à frente do seu tempo e abrange desde seus primeiros anos até sua fase final, na década de 1970.
Pela primeira vez em viagem, os trabalhos vêm da coleção do Museu Picasso de Paris e pertenceram ao próprio artista, que não os vendeu ou doou durante sua vida, mas escolheu mantê-los. “Para nós, do IRB Brasil RE, Picasso é uma fonte inesgotável de inspiração. E esperamos que seja também para todos os que tiverem a oportunidade de conferir esta mostra, que temos o orgulho de patrocinar”, descreve José Carlos Cardoso, presidente da companhia.
Fazem parte do acervo obras como “Retrato de Homem” (1901), marco de sua Fase Azul; “Autorretrato” (1906), uma autorrepresentação, recurso que Picasso usou ao longo de toda sua carreira; e as fotos de Dora Maar, uma de suas mulheres, que documenta o processo de pintura da obra “Guernica” (1937). O conjunto escolhido pela curadoria reúne pinturas, desenhos e escultura de violões e instrumentos de corda representativos das fases cubistas do artista.
O IRB Brasil RE tem se firmado como incentivador do acesso à cultura, já tendo patrocinado exposições renomadas de artistas como Frida Kahlo e Salvador Dalí. Além disso, somente entre 2015 e 2016, a empresa já apoiou mais de 30 ações, entre projetos culturais, sociais e esportivos, entre outros.
Ação Interativa:
Durante todo o período da exposição, até 14 de agosto, o IRB Brasil RE também promove uma ação interativa criada pela agência UP Line, intitulada Painting Experience. Nela, o público vai entrar em um ambiente imersivo e, com ajuda de um óculos de realidade virtual, poderá viver a experiência de um pintor.
E como funciona? Utilizando apenas os movimentos de braços e mãos, o visitante poderá produzir sua própria arte durante 3 minutos. Ao terminar, tem a possibilidade de compartilhar a pintura nas redes sociais por meio de uma tela touch screen.
“O nosso principal objetivo é conectar o IRB e o público da exposição com uma experiência de conteúdo relevante inspirada em Picasso e seu universo, utilizando uma tecnologia inovadora”, explica Marcella Mugnaini, sócia-diretora da UP Line, ressaltando que o Vive – óculos virtual da HTC – é uma das versões de tecnologia VR (virtual reality) mais modernas no mundo. “Um dos maiores destaques do gadget é o recurso Lighthouse, que rastreia os movimentos medindo o posicionamento das mãos e da cabeça. Dessa maneira, o usuário tem a oportunidade de participar de uma simulação cada vez mais próxima ao real”, revela.
Paul Conolly, vice-presidente do IRB Brasil RE, falou sobre a relação da resseguradora com projetos culturais durante visita à exposição:
A.C.
Revista Apólice