Ultima atualização 23 de maio

CNseg assina protocolo para promoção do Programa de Educação em Seguros

Susep, Fenacor e Funenseg também assinaram o documento

CNseg assina protocolo para promoção do Programa de Educação em Seguros

Ampliar os canais de acesso ao consumidor e aperfeiçoar a comunicação com a sociedade está entre os principais requisitos da jornada do setor de seguros brasileiro neste momento em que a nação recupera a sua confiança, a ética e a vontade de ver um novo País. A frase é do presidente da CNseg, Marcio Coriolano, durante a abertura do 1º Seminário Susep de Educação Financeira, que aconteceu no dia 19 de maio, no Rio de Janeiro.

Organizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), o evento integra a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira (Enef) e tem como objetivo tratar de temas que farão parte das diretrizes a serem divulgadas pelo setor, por meio do Programa de Educação em Seguros.

Coriolano reconheceu que o mercado ainda é desconhecido por muitas camadas da população brasileira e disse ainda que a Confederação, no âmbito institucional, desenvolve e incentiva uma série de ações para melhorar a forma de comunicação com a sociedade, sempre com o objetivo de facilitar o entendimento das operações das empresas, dos produtos e serviços contratados, além da aproximação com órgãos do governo como a Senacon e os Procons do País, mostrando à população o importante papel do setor em relação à proteção e à segurança. “Em um momento em que o consumidor perdeu renda, emprego e precisa fazer difíceis escolhas, é necessário que todos os agentes envolvidos promovam investimentos contínuos em educação em seguros”, afirmou.

Entusiasta do tema que confere a educação e o conhecimento acredita que “somente com o conhecimento e a educação, o homem pode ser protagonista da sua própria história”, disse em uma citação a Paulo Freire. Coriolano também explicou que o tema Educação em Seguros ficará sob o guarda-chuva do programa Enef, pois o setor tem particularidades que o diferenciam das finanças em geral, como proteção e prevenção contra riscos. “Trata-se de conceitos e fundamentos muito antigos, mas que, infelizmente, não são de amplo domínio da população brasileira. O Programa de Educação em Seguros tem como objetivo garantir o empoderamento do consumidor, que ele necessita e merece”, finalizou.

Assinado durante o evento, o Protocolo de Intenções, que visa à promoção do Programa de Educação Financeira, selou o compromisso entre Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), a Escola Nacional de Seguros (Funenseg), a CNseg e a Susep. “Nós do mercado segurador vamos nos preocupar com a educação em seguros e garantir os direitos do consumidor”, declarou o superintendente da Susep, Roberto Westenberger, considerando o momento importante para dar início a ações concretas que o mercado de seguros empreenderá. “Quem entende e vivenciou o Brasil sabe que o nosso maior problema é a educação. Mas mercado segurador vai se preocupar com a educação em seguros e garantir os direitos do consumidor”. Westenberger enfatizou que a educação em seguros deve ter uma visão holística para toda a sociedade, começando na infância e atravessando a terceira idade.

Já o presidente da Fenacor, Armando Vergílio, lembrou-se dos vários programas e projetos que foram desenvolvidos pela CNseg, pela Funenseg e pela Fenacor ao longo dos anos, com o intuito de informar e educar o consumidor de seguros, como o ‘Projeto Cultura de Seguros’ e o ‘Viver Seguro’. “Essa iniciativa é de extrema importância e integra os agentes do setor em um único projeto e objetivo”, pontuou, dizendo que o papel do corretor de seguros é de vital importância, pois confere capilaridade ao mercado. “Somos mais de 80 mil corretores, importantes agentes disseminadores na ponta do mercado”, finalizou. “Queremos educar, temos a vocação”, disse o presidente da Escola Nacional de Seguros, Robert Bittar, que considera importante a definição do público-alvo para as ações de Educação em Seguros. “Em 2015 realizamos 272 palestras abordando o tema, grande parte delas foi voltada para o consumidor”, complementou.

A maior parte da população brasileira não sabe sequer reconhecer a chegada da crise. Não sabe o que fazer quando chegar nela, muito menos encontrar caminhos para sair dela. A afirmação é da superintendente da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), Claudia Forte, durante o painel ‘Estratégia Nacional de Educação Financeira – Programas Transversais e Selo Enef’. Ela ainda pontuou que o Brasil, mesmo com um forte potencial e oportunidade para promover a educação financeira no país, precisa enfrentar o desafio de fazer o Programa de Educação Financeira alcançar as 160 mil escolas do país, entre municipais e estaduais. “A educação não é apenas um desejo ideológico, mas uma necessidade que precisa ser encarada em todos os âmbitos: na escola, na universidade, por nós, cientistas e pesquisadores”, finalizou Claudia Forte.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO