Tiradentes 2016 – Com a aproximação do feriado de Tiradentes e Corpus Christi no próximo mês, muitas pessoas optam por viajar, ausentando-se de casa e deixando seus imóveis mais expostos a arrombamentos e furtos. Por isso, é importante que o proprietário siga algumas dicas de segurança para conseguir uma maior tranquilidade nestes dias.
Em casa, vale prestar atenção nos seguintes aspectos:
✓ Antes de viajar, vale avisar um vizinho de confiança sobre a ausência nestes dias e, se possível, solicitar que faça uma visita à residência esporadicamente;
✓ Cancelar a entrega de correspondências que se acumulam na porta que podem passar uma impressão de abandono do imóvel;
✓ Os moradores de condomínio não devem deixar as chaves na portaria. Já para quem mora em casa, deve-se evitar manter o cadeado no lado de fora do portão, que pode deixar à vista que a casa está vazia;
✓ Nunca deixar as luzes acesas durante o dia;
✓ Não programar a secretária eletrônica com mensagens de ausência;
✓ Realizar um treinamento com todos os frequentadores do imóvel após a instalação do sistema de segurança eletrônica;
✓ Evitar divulgar nas redes sociais viagens e detalhes do dia a dia.
“Ao analisar os custos da contratação de um serviço de segurança eletrônica, é importante que as pessoas considerem não só o preço do produto em si, mas principalmente o custo-benefício do sistema e a proteção que isso irá oferecer a todos os bens materiais da residência, isso sem contar a redução no custo de um seguro para o imóvel e, claro, o resguardo pessoal”, explica Fábio Braga, superintendente da Porto Seguro Proteção e Monitoramento.
Conforme dados da Associação Brasileira das Empresas de Segurança Eletrônica (Abese), alguns cuidados devem ser considerados antes de contratar um sistema de alarme. É necessário verificar a origem das empresas para garantir a procedência e qualidade dos equipamentos e realizar uma avaliação do imóvel por um profissional para projetar o sistema de monitoramento mais adequado para cada tipo de imóvel.
L.S.
Revista Apólice