Ultima atualização 20 de abril

Superintendente apresenta a nova estrutura da Susep

Nova estrutura do órgão regulador será dividida em quatro áreas
Superintendente apresenta a nova estrutura da Susep
Roberto Westenberger

O superintendente da Susep, Roberto Westenberger, apresentou aos participantes da 27ª Assembleia Anual da Associação dos Supervisores de Seguros da América Latina (Assal), a nova estrutura da Superintendência que será dividida em quatro áreas: supervisão prudencial de solvência, supervisão de conduta, organização do sistema de seguros privados e administração. A grande novidade nessa nova divisão, segundo Roberto, será a criação da Diretoria de Conduta que deverá inaugurar uma nova fase no processo de supervisão da Susep.

Segundo ele, a supervisão, com a nova Diretoria, não ficará restrita às informações contábeis das empresas. Vários outros aspectos serão levados em conta, o que vai ampliar as possibilidades de monitoramento feito pela Susep das entidades supervisoionadas.

Westenberger destacou ainda o projeto de modernização da Superintendência que engloba uma série de ações que visam a melhoria dos processos na autarquia, entre os quais a implantação do registro eletrônico de produtos, assinatura digital nas comunicações com as empresas supervisionadas, reformulação do sistema de envios de dados pelo mercado (Fip) e o processo eletrônico que vai eliminar de vez os processos em papel.

O superintendente destacou ainda, entre as ações adotadas no âmbito do projeto de modernização da autarquia, a normatização do rito sumário do processo sancionador, incluindo a responsabilização da pessoa natural; a atualização das normas sobre aplicações dos ativos garantidores; a flexibilização das regras de resseguro; e a instituição de regra determinando a implantação do ERM (gestão de riscos corporativos para fins de solvência).

Fonte: Susep

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock