A Superintendência de Seguros Privados (Susep) organizará, entre os dias 18 e 21 de abril, a XXVII Reunião da Associação de Supervisores de Seguros da América Latina (Assal). O encontro será promovido no Rio de Janeiro. “Esse evento representa uma reafirmação da estratégia de internacionalização da Susep, defendida como um dos quatro pilares de minha gestão”, afirma o superintendente da entidade, Roberto Westenberger.
A abertura do evento será conduzida por Westenberger. Estão convidados para a Reunião o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e com presenças já confirmadas do presidente da ASSAL, Carlos Pavez, e do representante da IAIS, Conor Donaldson.
Fundada em 1991, a Assal é formada por 19 países latino-americanos e tem Portugal e Espanha como membros convidados (sem direito a voto). Com sede no Chile, a Associação tem, entre seus objetivos, trocar informações sobre legislação dos mercados, métodos de controle e fiscalização, promoção de cooperação entre seus associados e incentivo à educação financeira.
Em abril de 2015, a Susep foi eleita para a diretoria da Assal com apoio dos principais países da região. “O Brasil, como maior mercado de seguros da América Latina e com as boas relações que mantém com todos no continente, ficou bastante honrado com essa participação”, afirma Westenberger. A Superintendência, de acordo com o executivo, vem buscando uma maior participação internacional e, consequentemente, se aproximando das entidades internacionais que congregam os órgãos supervisores de vários países.
O processo de internacionalização da Susep, afirma Westenberger, pretende se estender a outros continentes. “A Susep começa a caminhar de forma decisiva no sentido de participar mais dos fóruns internacionais de seguros e ampliar a colaboração com os órgãos supervisores de outros países. Seguindo nessa linha, ele lembra que a Superintendência passou a integrar, em setembro de 2015, dois dos principais comitês da Associação Mundial dos Supervisores de Seguros (IAIS), Comitê Técnico e de Implementação.
L.S.
Revista Apólice