A exposição “Iberê Camargo: um trágico nos trópicos” pode ser visitada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Belo Horizonte até dia 28 de março. Reconhecida pela Associação Paulista de Críticos de Arte como a melhor exposição retrospectiva em 2014, a mostra reúne 134 obras do artista, entre pinturas, desenhos, gravuras e matrizes especialmente selecionados pelo curador, professor e crítico de arte Luiz Camillo Osorio.
Com patrocínio do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, a exposição já passou pelo CCBB-SP, MAM Rio e CCBB-Brasilia.
Iberê Camargo é um dos grandes nomes da arte brasileira do século XX. Autor de uma obra extensa, que inclui mais de 7 mil obras, entre desenhos, gravuras e pinturas pinturas, desenhos, guaches e gravuras, Iberê Camargo conquistou inúmeros prêmios e participou de diversas exposições internacionais, tais como Bienal de São Paulo, Bienal de Arte Hispano-Americana em Madri, Bienal de Veneza, Bienal de Gravuras em Tóquio, entre outras exposições importantes. Faleceu em 1994, deixando sua obra a Maria, sua esposa e companheira inseparável, cuja coleção compõe hoje o acervo da Fundação Iberê Camargo.
Além das obras em exposição no CCBB BH, o público pode acessar o Acervo Digital da Fundação Iberê Camargo (www.iberecamargo.org.br/acervodigital). São 4 mil obras disponibilizadas no hotsite, com possibilidade de pesquisas cruzadas entre imagens e informações.
No hotsite, é possível conferir preciosidades, como um cartão de Natal que Iberê recebeu de Jorge Amado e Zélia Gattai e a troca de correspondência dele com o também artista Alberto da Veiga Guignard. Também um abaixo-assinado liderado por Iberê e enviado ao presidente das Organizações Globo na época, Roberto Marinho, criticando o fato de o jornal O Globo dar cotações “bom”, “razoável”, “sofrível”, às exposições de arte.
SERVIÇO
EXPOSIÇÃO “IBERÊ CAMARGO – UM TRÁGICO NOS TRÓPICOS”
Curadoria: Luiz Camillo Osorio | 134 obras entre pinturas, desenhos, gravuras e matrizes
Data: até 28 de março de 2016
Local: CCBB BH – Praça da Liberdade, 450, Funcionários
Horários de visitação: De quarta a segunda, das 9h às 21h
ENTRADA GRATUITA