Ultima atualização 27 de fevereiro

União entre reguladores

21° Encontro de líderes – O painel de abertura do segundo dia de palestras do encontro promovido pela CNseg, trouxe nomes como Juliana Pereira, secretaria nacional do consumidor; José Carlos Abrahão, diretor presidente da ANS e Roberto Westenberger, superintendente da Susep.
Os reguladores do mercado falaram sobre o pacto de diálogo entre os responsáveis para lidar com o empoderamento do segurado e diminuir a judicialização e a falta de concordância entre os diferentes reguladores.

Westenberger afirmou, em nome da autarquia, que é necessário definir metas para três prazos diferentes: no curtíssimo prazo, para o executivo, é preciso dar estabilidade à gestão do órgão regulador. A Susep tem hoje R$ 800 bilhões de ativos e, para ele, “esse ator não pode estar fadado à má gestão por falta de conhecimento e entendimento sobre o setor”, ressaltou. Na visão do superintendente é preciso blindar a Susep politicamente.
Para o médio prazo seria preciso a criação de uma Diretoria de Conduta de mercado, com uma regulação voltada para a solvência das seguradoras, garantindo que elas realizem um bom atendimento.
Por fim, Westenberger acredita que no longo prazo a educação financeira e os processos de TI serão cruciais.
Isso traria ainda mais diálogo entre o mercado segurador e os consumidores, como ressaltou Juliana: ” vamos levar a experiência securitária com transparência. Falamos muito de educação, mas não precisamos esperar o ministério da educação, o próprio mercado de seguros pode ensinar”, pontuou.
Westenberger também apontou que a Susep não tem intenção de ser policialesca, mas sim de buscar soluções.
Em breve, o órgão de defesa do consumidor e a Susep assinarão um pacto de cooperação para cumprir as metas de diálogo.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice