Ultima atualização 27 de fevereiro

União entre reguladores

21° Encontro de líderes – O painel de abertura do segundo dia de palestras do encontro promovido pela CNseg, trouxe nomes como Juliana Pereira, secretaria nacional do consumidor; José Carlos Abrahão, diretor presidente da ANS e Roberto Westenberger, superintendente da Susep.
Os reguladores do mercado falaram sobre o pacto de diálogo entre os responsáveis para lidar com o empoderamento do segurado e diminuir a judicialização e a falta de concordância entre os diferentes reguladores.

Westenberger afirmou, em nome da autarquia, que é necessário definir metas para três prazos diferentes: no curtíssimo prazo, para o executivo, é preciso dar estabilidade à gestão do órgão regulador. A Susep tem hoje R$ 800 bilhões de ativos e, para ele, “esse ator não pode estar fadado à má gestão por falta de conhecimento e entendimento sobre o setor”, ressaltou. Na visão do superintendente é preciso blindar a Susep politicamente.
Para o médio prazo seria preciso a criação de uma Diretoria de Conduta de mercado, com uma regulação voltada para a solvência das seguradoras, garantindo que elas realizem um bom atendimento.
Por fim, Westenberger acredita que no longo prazo a educação financeira e os processos de TI serão cruciais.
Isso traria ainda mais diálogo entre o mercado segurador e os consumidores, como ressaltou Juliana: ” vamos levar a experiência securitária com transparência. Falamos muito de educação, mas não precisamos esperar o ministério da educação, o próprio mercado de seguros pode ensinar”, pontuou.
Westenberger também apontou que a Susep não tem intenção de ser policialesca, mas sim de buscar soluções.
Em breve, o órgão de defesa do consumidor e a Susep assinarão um pacto de cooperação para cumprir as metas de diálogo.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock