Ultima atualização 05 de outubro

Confederação Nacional de Saúde elege novo presidente

Tércio Egon Paulo Kasten ficará à frente da entidade pelo próximo triênio
Confederação Nacional de Saúde elege novo presidente
Tércio Egon Paulo Kasten

Tércio Egon Paulo Kasten, atual vice-presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS), foi eleito para ficar à frente da entidade no próximo triênio (2016 a 2018). A eleição ocorreu na última quinta-feira (1).

O executivo, que também é presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina (FEHOESC), afirma que a CNS permanecerá com sua postura em defesa do setor, mantendo seu relacionamento com todas as instituições, garantindo a representação constitucional da saúde.

Kasten avalia que a mobilização do setor é fundamental para que se possa avançar em questões como a redução da carga tributária. Ele aponta que a revisão da tributação que incide sobre os serviços de saúde deve ser uma prioridade para que a iniciativa privada possa ampliar investimentos e tornar compatível a oferta de serviços com o crescimento da demanda.

“A saúde responde por cerca de 10% do PIB brasileiro, um número que por si só já aponta como o setor vem crescendo e assumindo cada vez mais um importante papel na economia do País. Entretanto, para que este cenário não se altere, é importante que o segmento permaneça unido para alcançar conquistas ainda mais significativas”, defende o presidente eleito.

Outra prioridade da gestão será trabalhar em prol do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Saúde Suplementar. Kasten observa que tanto a saúde pública quanto a privada desempenham um importante papel no sistema de saúde brasileiro. Para ele, estimular parcerias público-privadas é um caminho a ser seguido para que o País possa atender o crescimento da demanda por serviços de saúde.

“O sistema de saúde brasileiro constitui-se em uma complexa engrenagem composta pelo governo, prestadores e operadoras de serviço, que necessitam existir harmonicamente. Portanto, devemos continuar perseverando em uma relação equilibrada e a cada dia mais construtiva, em prol de uma assistência de qualidade, humanizada e segura”.

A ampliação da infraestrutura médico-hospitalar é outro desafio apontado pelo presidente. Ele cita, por exemplo, a falta de leitos, que atualmente está em 2,4 leitos por mil habitantes, taxa inferior à do padrão estabelecido pela Organização Mundial da Saúde, que vai de três a cinco. Além disso, a concentração de oferta em certas regiões faz com muitas localidades sofram mais com a escassez de leitos.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock