O papel fundamental do seguro é estabilizar o cenário social do País. “Temos uma parceria público privada com o Governo em sua essência, porque complementamos a sua atuação em diversas áreas como previdência e capitalização”, afirmou Marco Antonio Rossi, presidente da CNseg, na abertura do 4o. Workshop de Capitalização realizado pela Fenacap.
Nesta edição, os jornalistas já conheciam bem as diferenças entre a capitalização e a poupança, segundo informou Marco Barros, presidente da Federação. Ainda assim, a advogada Angélica Carlini ensinou como explicar aos consumidores potenciais o que é exatamente a capitalização. Leia aqui.
O pesquisador da Overview, Luis Eduardo Guedes, apresentou uma pesquisa realizada com clientes de produtos de banco, garantia de aluguel e não clientes, em várias cidades brasileiras.
Estas pessoas, principalmente das classes C e D, em um momento de incerteza que já se previa nos meses de abril e maio, mostrou que em diferentes composições de família, cada família guardava dinheiro à sua maneira. “Basicamente, se guardava o que sobrava”, disse.
O sonho destas pessoas, em primeiro lugar, era comprar a casa própria. O segundo era investir na própria educação ou na dos filhos, e algumas coisas de curto prazo.
Para tornar este projeto realidade é preciso colocar o dinheiro na poupança, quando sobra. Uma alternativa é a decisão da capitalização em produtos mensais, aliado ao conceito de planejamento financeiro, pois ela disciplina a poupança e o hábito de poupar”, explicou Guedes.
As principais motivações são guardar dinheiro para emergências e imprevistos, além da realização dos sonhos. “Eles sabem que nem só a poupança ou a capitalização são capazes sozinhas de realizar o sonho”, mostrou Guedes.
Na hora de escolher um produto financeiro as indicações vêm do gerente do banco ou de familiares e amigos com boas experiências.
Os clientes sabem que têm direito a retorno e sorteios, mas eles não sabem como funcionam os sorteios ou como obter estas informações ao longo da vigência do plano. O prazo de carência é conhecido, mas as pessoas fazem saques para cobrir vários tipos de despesas, mesmo sabendo que o resgate é inferior ao montante aplicado.
O que leva à compra de um título de capitalização é a poupança forçada e a possibilidade de sorteio. Os não clientes conhecem o produtos e têm as mesmas dúvidas dos clientes.
No produto de garantia de aluguel, os clientes reconheceram as suas vantagens em relação ao seguro fiança porque têm o retorno total do valor investido, entretanto, uma barreira é o montante a ser pago para a contratação do produto de uma vez só.
Números da Capitalização em 2014
R$ 30 bilhões de reservas técnicas
15,9 milhões de clientes PF
1,1 milhão de clientes PJ
R$ 21,87 bilhões de receitas globais
72 mil empregos diretos e indiretos
R$ 1 bilhão em prêmios de sorteios
R$ 15 bilhões devolvidos a clientes PF/PJ
Kelly Lubiato
Revista Apólice