Ultima atualização 23 de setembro

Mais de 8 mil crianças morreram ou ficaram inválidas em acidentes com motos

Números correspondem aos últimos sete anos e foram divulgados pelo Centro de Estatísticas da Seguradora Líder-DPVAT. Região Nordeste lidera as ocorrências

Mais de 8 mil crianças morreram ou ficaram inválidas em acidentes com motos

Um levantamento do Centro de Estatísticas da Seguradora Líder-DPVAT revela que, desde setembro de 2008, 8542 crianças de até dez anos morreram ou ficaram inválidas sendo transportadas em motocicletas. Deste total, 439 correspondem a casos de morte e 8103 de invalidez permanentemente. Na maioria dos casos, os acidentes acontecem não só por imprudência e irresponsabilidade de adultos, mas por grave infração da lei.

Para o diretor-presidente da Seguradora Líder-DPVAT, Ricardo Xavier, os números ilustram a realidade do Brasil. “Sabemos que em todo País, principalmente no interior, é comum ver famílias inteiras sendo transportadas em motos. Essa atitude coloca em risco a vida das crianças, em primeiro lugar, pois são naturalmente mais frágeis. Na Semana Nacional do Trânsito, devemos trabalhar a conscientização das pessoas para que elas mesmas sejam a mudança no trânsito”, comenta o executivo.

Entre setembro de 2008 e agosto de 2009, foram pagas 342 indenizações nas modalidades de cobertura a crianças dessa faixa etária. Cinco anos depois, no mesmo período analisado (setembro de 2013 a agosto 2014), o número saltou para 2652. Da última Semana Nacional de Trânsito até agosto de 2015, já foram pagas 1199 indenizações referentes a acidentes com morte ou invalidez envolvendo o público infantil. O número ainda pode ser maior, tendo em vista que o ano ainda não acabou e que o prazo legal para dar entrada no pedido do Seguro DPVAT é de três anos contados a partir da data da ocorrência.

A faixa etária de zero a sete anos equivale a 60% das ocorrências de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT no período analisado. Vale lembrar que o transporte de crianças, em qualquer veículo, tem que ser realizado com segurança. No caso das motocicletas é proibido levar crianças menores de sete anos ou que não tenham condições de cuidar da própria segurança. Infelizmente, a regra não é seguida por muitos motociclistas e representa uma infração gravíssima, passível de multa e da suspensão do direito de dirigir.

No enfoque de região geográfica, o Nordeste é líder isolado nas ocorrências, representando 51% da quantidade de indenizações em âmbito nacional embora a sua frota de motocicletas seja de apenas 27% da frota do País. O Norte ocupa a segunda posição, com 22% das indenizações, sendo a sua frota de apenas 9% da nacional. Juntas, as duas regiões representam 36% da frota nacional de motocicletas e foram responsáveis por 73% das indenizações.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock