Ultima atualização 15 de junho

Centro, Pinheiros e Butantã lideram roubos de celular na capital paulista

Levantamento de corretora mostra regiões e ruas com maior número de ocorrências na cidade

smartphones1

Pense duas vezes antes de usar o celular na Paulista. Segundo um levantamento da BemMaisSeguro.com, esta é a via com maior número de roubos e furtos de aparelhos em São Paulo. O estudo utilizou dados do site Onde Fui Roubado – baseados nos relatos de vítimas que registraram ou não o boletim de ocorrências – para descobrir as regiões e ruas da capital paulista onde esse tipo de crime é mais recorrente

grafico 1_

A pesquisa aponta que o Centro é o bairro com o maior número de registros, seguido por Pinheiros e Butantã, respectivamente. Depois da avenida símbolo da cidade, as ruas Consolação e Augusta concentram a maior parte dos roubos e furtos de celulares. “As regiões com grande aglomeração de pessoas e com maior poder aquisitivo são as mais visadas pelos assaltantes”, explica o presidente da companhia, Marcello Ursini.

Ainda de acordo com o estudo, 60% dos casos ocorrem durante a noite e o prejuízo médio com a perda do aparelho é de R$ 1.157. Segundo a empresa, 63% das pessoas já fizeram ou têm a intenção de fazer um seguro para o smartphone. “O celular passou a ser o bem de maior valor que as pessoas carregam consigo. Por conta disso, o seguro para o smartphone tornou-se uma proteção importante e cada vez mais procurada”, diz Ursini.

As opções básicas de seguro cobrem somente roubo e furto qualificado, mas existem proteções contra quebra acidental, queda de líquido e ligações não autorizadas.

A corretora também divulgou o levantamento com as cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Metodologia

Estimativas oficiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP) apontam o crescimento no número de roubos e furtos envolvendo celulares no município de São Paulo, mas não informam onde estão concentradas estas ocorrências. Para detalhar os locais mais visados pelos criminosos, o levantamento analisou dados da plataforma colaborativa Onde Fui Roubado, que registrou 2.560 roubos de aparelhos entre maio de 2014 e abril de 2015.

O Onde Fui Roubado permite às vítimas registrarem sua denúncia – com recursos de geolocalização – por aplicativo ou web. A iniciativa ajuda a mapear o perfil de crimes envolvendo roubo de objetos nas principais cidades do país, com o intuito de chamar a atenção das autoridades e usar as informações como forma de prevenção. Ao longo de dez anos, o site já registrou 50 mil denúncias em todo o Brasil.

O que fazer caso seja vítima de um roubo

– Nunca reaja;
– Bloqueie o chip do celular com a sua operadora;
– Faça um boletim de ocorrência online ou na delegacia mais próxima;
– Solicite o bloqueio do IMEI com a operadora, após fazer o B.O. O número pode ser encontrado na nota fiscal do aparelho;
– Caso tenha seguro, acione-o para ressarcir seu prejuízo.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice