A Terra Brasis Resseguros publicou um novo estudo sobre a análise econômica do mercado de resseguro no Brasil. Encomendado a Rating de Seguros Consultoria, o documento mostra que o segmento teve boa evolução, com um crescimento acima das taxas inflacionárias. Já em 2014, o levantamento mostra que foram gerados R$ 9,1 bilhões de resseguro, valor que corresponde a 10,2% dos prêmios emitidos de seguros e a 0,18% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.
Em termos de rentabilidade, a lucratividade das resseguradoras locais ainda não está uniformemente distribuída por fatores variados. Um deles é que, nos últimos anos, quando consideramos o somatório dos resultados das resseguradoras locais, as margens de rentabilidade têm se situado entre 5 e 15% ao ano.
Já quando o assunto é recursos humanos, um aspecto a ressaltar é o elevado nível de escolaridade dos funcionários – mais de 90% têm curso superior. “Esse é um dos aspectos mais positivos do setor de resseguro no país. Segundo a pesquisa, ao todo, mais de 90% dos funcionários têm, no mínimo, curso superior. É difícil encontrar um segmento no Brasil com uma taxa tão elevada”, afirma no estudo Francisco Galiza, autor do levantamento.
L.S.
Revista Apólice