A SulAmérica reforça entre seus colaboradores e clientes programas e ações para combater os impactos do estresse no estado de saúde. Um levantamento recente feito pela companhia entre seus segurados de saúde avaliou que o índice de estresse alto e moderado pode atingir até 50% de profissionais como advogados, auditores, arquitetos, consultores contábeis e de gestão empresarial e profissionais do ramo administrativo.
Aproveitando a semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, celebrado ontem (7), a seguradora destaca em diversas frentes como a condição de estresse pode desencadear doenças físicas e psicológicas e agravar problemas existentes como pressão, gastrite e enxaqueca.
“É importante tratarmos a saúde de maneira abrangente e estruturada. Nesse sentido, utilizamos nossa plataforma de gestão, o Saúde Ativa, que nos fornece um diagnóstico preciso sobre a condição de nossos colaboradores, com foco em sete áreas que impactam diretamente no bem-estar. Dessa forma, direcionamos nossas iniciativas e decisões com base em informações fornecidas voluntariamente por nossos colaboradores, garantindo mais consistência aos programas e seus resultados”, esclarece a diretora de Capital Humano da SulAmérica, Patricia Coimbra.
Os colaboradores e todos os segurados de saúde têm acesso a um coaching individual, no portal interativo (http://goo.gl/rrBpLt), no qual podem fazer uma avaliação de estado de saúde e, a partir dos resultados, escolher os planos de ação para melhorar a qualidade de vida, consultar profissionais, coletar e controlar informações sobre os seus principais indicadores de saúde e bem-estar, incluindo o nível de estresse. Os participantes podem escolher também se querem receber e-mails e SMS de acordo com as suas necessidades.
Este ano, a empresa lançou o “Coluna in Company”, programa que tem como principal finalidade tratar e prevenir lesões na coluna por meio de sessões de fisioterapia no ambiente de trabalho. As aulas práticas são direcionadas para o alinhamento postural e no alívio das dores osteomusculares. Já participaram da iniciativa 240 profissionais do Rio de Janeiro e São Paulo.
Outro exemplo é o programa “Viver Bem”, canal direto de apoio pessoal e gratuito especializado em serviços como psicologia, fisioterapia, pedagogia, jurídico e serviço social. Só em 2014, foram cerca de 25 mil atendimentos.
Diminuir o estresse com atividade física tem sido a saída para muitas pessoas. Nesse sentido, a SulAmérica proporciona aos colaboradores o “Atletas SulAmérica”, programa que visa estimular hábitos saudáveis nos colaboradores, sugerindo a prática de esportes, como corridas e caminhadas, coordenadas por assessorias esportivas. Criado em 2005, o programa proporciona mais agilidade e melhor performance física e mental, além de promover alívio do estresse. Atualmente, 200 funcionários participam do “Atletas SulAmérica”.
Ainda para promover a atividade física como forma de enfrentar o estresse, nesse ano, a SulAmérica trouxe uma novidade em sua política de patrocínio e passou o apoiar eventos esportivos de participação. O Night Run, circuito de corrida de rua noturno, iniciou esse ciclo. A companhia patrocina 12 provas em 11 cidades brasileiras.
L.S.
Revista Apólice