Ultima atualização 16 de abril

Roberto Westenberger assume diretoria da Assal

Superintendente da Susep foi nomeado com apoio dos principais países da América Latina

roberto westenbergerII

O superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Roberto Westenberger (foto), foi eleito ontem (15) diretor da Associação de Supervisores de Seguros da América Latina (Assal) com apoio dos principais países da região. “O Brasil, como maior mercado de seguros da América Latina e com as boas relações que mantém com todos no continente, se sente honrado com essa participação na Assal”, afirmou Westenberger.

Fundada em 2009, a Assal conta com 21 associados, é formada por 19 países latino-americanos e tem Portugal e Espanha como membros convidados (sem direito a voto). Com sede no Chile, a entidade tem como objetivo trocar informações sobre legislação dos mercados, métodos de controle e fiscalização, promoção de cooperação entre seus associados, incentivo à educação financeira, entre outras ações.

Segundo Westenberger, o ingresso da Susep na Assal ocorreu a partir de uma aproximação com o órgão e com seus membros. “Inicialmente manifestamos o desejo de participar da diretoria da Assal e, em seguida, costuramos o apoio político com os principais países da região, de modo a assegurar a eleição da Superintendência”, disse ele.

Não havia sentido, de acordo com o superintendente, o fato do Brasil deter o maior mercado de seguros da América Latina e não participar no processo decisório da Assal. “A vocação do nosso País é de liderança na região, portanto, torna-se mandatória a assunção de um papel de protagonismo nesta Associação”, ressaltou.

Westenberger declara ainda que a Susep vem buscando uma maior participação internacional e, consequentemente, o que consequentemente a aproxima das entidades internacionais que congregam os órgãos supervisores de vários países. O ingresso do Brasil na diretoria da Assal é parte desse processo. “Pretendemos com isso passar a influenciar as decisões desses órgãos de modo a resguardar os interesses do mercado segurador brasileiro”, explicou o executivo.

O processo de internacionalização da Susep, afirmou Westenberger, pretende se estender a outros continentes. “A Susep começa a caminhar de forma decisiva no sentido de participar mais dos fóruns internacionais de seguros e ampliar a colaboração com os órgãos supervisores de outros países. O próximo passo será a Associação Mundial dos Reguladores de Seguros (IAIS), tendo já solicitado a participação nos Comitês Técnico e de Estabilidade Financeira”, revelou Westenberger.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock