Ultima atualização 16 de janeiro

DPVAT: o seguro de todos os brasileiros

De janeiro a setembro de 2014, 76% das indenizações pagas foram para vítimas de acidentes envolvendo motociclistas

placas transito 1

Criado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito, o Seguro DPVAT se consolidou como o maior seguro privado de cunho social do Brasil por seu alcance. O produto, que acaba de completar 40 anos, cobre milhões de brasileiros em caso de morte, invalidez permanente e despesas médicas.

Além de proteger motoristas e proprietários de veículos, este tipo de seguro atende crianças, idosos e pessoas que sequer dirigem, mas que são vítimas da violência do trânsito, como passageiros e pedestres. É justamente por essas características que Ricardo Xavier, diretor-presidente da Seguradora Líder-DPVAT, afirma que é um erro comparar o DPVAT com seguros de vida que cobrem apenas o contratante e não abrangem todos os cidadãos.

Ainda de acordo com Xavier, o valor do veículo não influencia na composição do preço pago por proprietários. A base dos cálculos matemáticos e estatísticos incorpora a frequência dos acidentes de cada categoria de veículos – motocicletas, carros, vans, micro-ônibus, ônibus e caminhões. Isto porque as coberturas do Seguro DPVAT não são de natureza material, do veículo, e, sim, de dano pessoal.

“Do valor pago pelos proprietários, 50% são destinados, diretamente pela rede bancária, ao Ministério da Saúde (45%) e ao Departamento Nacional de Trânsito (5%). A outra parte é direcionada à Seguradora Líder-DPVAT, responsável pela gestão do Seguro no País, para o pagamento das indenizações das vítimas”, explica o executivo.

Estatísticas do Seguro DPVAT mostram que, de janeiro a setembro de 2014, 76% das indenizações pagas foram para vítimas de acidentes envolvendo motociclistas, sendo que os números aumentam a cada ano.

“É importante ressaltar que a redução da frequência de acidentes reduz o valor do Seguro DPVAT.  Com a queda contínua de acidentes, em 2009, com vans, micro-ônibus e ônibus, o valor do seguro pago diminuiu em 16,6% em relação ao ano anterior”, lembra o diretor.

A cada dia, 148 pessoas morrem no País por acidentes de trânsito, número que para Xavier se faz necessária uma ampla discussão sobre o tema. “Todos os esforços da sociedade devem ser concentrados em políticas para um trânsito pacífico”, finaliza o executivo.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO