American International Group, Inc. (NYSE: AIG) anunciou hoje que sua diretoria nomeou Peter D. Hancock para o cargo de Presidente e CEO da AIG, a partir de 1º de setembro. Hancock também se unirá à Diretoria da AIG em 1º de setembro. Atualmente, ele atua como Vice-Presidente Executivo da AIG e CEO da AIG Property Casualty e sucederá Robert H. Benmosche, atual Presidente e CEO da AIG.
Está previsto que Benmosche se desligará da diretoria da AIG no dia de 1º de setembro para assumir a posição de conselheiro da AIG. Nessa função, Benmosche aconselhará o CEO e continuará envolvido nos programas internos de desenvolvimento de liderança da AIG, além de atuar como mentor e orientador dos gerentes da Companhia.
“Nesse momento em que a AIG entra numa era de grandes transformações e oportunidades, estamos confiantes de que Peter Hancock possui qualificações únicas para liderar a empresa e seus funcionários rumo a um futuro de sucesso”, afirmou Robert S. Miller, Presidente da diretoria da AIG. “A profunda experiência de Peter em serviços financeiros – inclusive como um forte gerente de riscos -, seu conhecimento sobre a AIG e sobre o ramo de seguros como um todo, aliados ao seu sucesso na revitalização do ramo de seguros de propriedade e responsabilidade civil da AIG com sua forte liderança e relacionamentos abrangentes o colocam em posição perfeita para liderar para um futuro ainda mais próspero”, complementa.
“Atualmente, a AIG é uma empresa muito mais sólida do que era há cinco anos e, tendo deixado a crise bem para trás, a AIG agora está focada em sua missão primordial: ajudar pessoas e empresas de todo o mundo a se prepararem para o futuro, recuperarem-se após uma perda e aposentarem-se com confiança”, acrescentou Miller. “O sucesso obtido por Peter durante todo o seu tempo de serviço na AIG, incluindo seu foco incansável na criação de valor sustentável por meio de uma estratégia que conquista o equilíbrio exato entre crescimento, lucratividade e risco, elevou o valor da empresa, uma melhor proporção das perdas, práticas mais fortes de gerenciamento de riscos e à estabilização das reservas do ramo de seguros de propriedade e responsabilidade civil da AIG”.
“É com grande certeza que a Diretoria da AIG afirma que Peter é a pessoa na qual investidores, clientes, parceiros de distribuição, funcionários e reguladores podem depositar enorme confiança. Peter continuará a fomentar as estratégias e prioridades essenciais da AIG com integridade e com o profundo senso de responsabilidade de fazer com que a AIG exceda as expectativas – financeiras, regulatórias e comunitárias – de todos os nossos acionistas. Lado a lado com toda a Diretoria da AIG, aguardo a oportunidade de ajudar Peter a traçar um caminho próspero para o futuro da AIG.
“Gostaria de estender a Bob Benmosche minha gratidão e minha mais sincera admiração por tudo que ele realizou na AIG”, disse o Sr. Miller. “Sob a visão e a liderança incomparáveis de Bob, a AIG atingiu marcos e sucessos notáveis e, por vezes, até inimagináveis. Bob trabalhou incansavelmente para transformar a AIG e prepará-la para a posição que ocupa neste próximo capítulo: total quitação do suporte governamental de $182 bilhões que a AIG recebeu em 2008, mais um lucro de $22,7 bilhões – a maior reviravolta da história corporativa da América; alienação de ativos não essenciais; agilização das operações globais sob linhas hierárquicas nítidas; e descoberta de oportunidades inteligentes para expandir os negócios da AIG. Para mim, foi um privilégio observar, em primeira mão, a concretização da filosofia de Bob: “Quando se dá às pessoas liberdade para agir e elas agem de forma responsável, tornam-se capazes de realizar feitos incríveis.”
Hancock disse: “Sinto-me profundamente honrado por assumir essa responsabilidade no momento em que toda a nossa organização se une em torno de um compromisso com a excelência em cada aspecto do nosso trabalho. Sob a liderança de Bob, a AIG reemergiu da crise como líder preeminente do setor de seguros globais. Em menos de cinco anos, Bob transformou a cultura da AIG em algo que promove a capacidade e a tenacidade, revigorando nossos funcionários de todo o mundo e habilitando-os a concretizar o impossível. Hoje, uma AIG muito mais sólida tem a oportunidade de ampliar nossas posições de liderança no mercado à medida que continuamos a definir novos padrões de qualidade para nossos clientes e parceiros de distribuição em todo o mundo. Aguardo a oportunidade de trabalhar lado a lado com nossa Diretoria, nossa equipe de gestão, nossos funcionários excepcionalmente talentosos e parceiros de distribuição com a finalidade de criar valor para todas as nossas partes interessadas.”
Hancock (55 anos de idade) ingressou na AIG em 2010 e foi nomeado CEO da AIG Property Casualty em março de 2011, quando a divisão foi reorganizada e passou a dividir-se em dois grupos globais principais: Comercial e Consumer. Antes disso, atuou como Vice-Presidente Executivo, Finanças, Risco e Investimentos da AIG. Hancock dedicou toda a sua carreira aos serviços financeiros, incluindo 20 anos na J.P. Morgan, onde estabeleceu o Global Derivatives Group, chefiou a divisão de Renda Fixa Global e a carteira de Crédito Global e atuou como Diretor Financeiro e Diretor do Setor de Riscos. Foi cofundador e Presidente da Integrated Finance Limited, uma empresa de consultoria especializada no gerenciamento de risco estratégico, em administração de ativos e em soluções inovadoras para planos de pensões. Ingressou na AIG proveniente da KeyCorp, onde era Vice presidente, responsável pela Key National Banking.
Hancock é membro da diretoria da Japan Society e membro da International Advisory Board da BritishAmerican Business. É “William Pitt Fellow” do Pembroke College, Cambridge. Criado em Hong Kong, cursou mais tarde a Oxford University, onde conquistou bacharelado em política, filosofia e economia.
A.C.
Revista Apólice