Ultima atualização 12 de maio

Representatividade e evolução tecnológica trarão segurança aos corretores

*Por Manuel Matos

No mesmo ano em que a World Wide Web – a internet – completa 25 anos, o Brasil sediou o NETmundial, encontro multissetorial global sobre o futuro da governança da web. O encontro aconteceu no fim de abril, organizado em uma parceria entre o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e a /1Net, fórum que reúne entidades internacionais dos vários setores envolvidos com a governança da Internet. O encontro teve como foco a elaboração de princípios de governança da Internet e a proposta de um roteiro para a evolução futura desse ecossistema.
É um assunto alinhado com o Comitê Gestor da ICP-Brasil, do qual sou membro. Nosso trabalho no CG ICP-Brasil é desenvolver a infraestrutura de chaves públicas, ou seja a tecnologia da certificação digital para garantir segurança nas transações via internet.
O evento em referência, contou com a presença da Presidente da República Dilma Rousseff, que sancionou o texto do Marco Civil da Internet, aprovado no dia anterior pelo Senado. Para a produção do documento que guiou os debates durante o evento, foram feitas 188 contribuições de representantes de 46 países. Dentre os temas destacados, estiveram a privacidade e a liberdade de expressão na internet, a globalização da IANA – entidade que atribui os endereços de IP, e o papel dos governos na governança da internet.
Que a internet impacta na distribuição de seguros, todos nós sabemos. Para muitos é a grande ameaça para os corretores de seguros, tomando lugar da preocupação que os profissionais tinham com os bancos. Mas está em nossas mãos assumir as rédeas da situação e aproveitar os benefícios da tecnologia.
O programa de gestão da nova diretoria do Sincor-SP, da qual faço parte, tem diversas ações para capacitar e proteger o corretor de seguros no novo mercado, em linha com a evolução tecnológica.
Evitar a venda direta de seguros via internet sem orientação profissional do corretor é um dos pontos de atenção. O objetivo é não desqualificar o produto induzindo o consumidor a procurar somente preço. Orientaremos sobre melhores práticas de relacionamento online entre corretores e segurados e ajudaremos os profissionais a incluir função de comércio eletrônico em suas estratégias de negócio, para que possam captar negócios através da internet, dando instrumentos para trabalharem corretamente.
Vamos firmar parcerias para desenvolvimento de ferramentas de apoio ao dia a dia das corretoras de seguros (com foco nas de menor porte), visando softwares para gestão e prospecções de negócios, bem como buscar tecnologias e convênios que propiciem melhorar a gestão das corretoras de seguros.
Como não poderia deixar de ser, expandiremos o negócio da certificação digital a todos os corretores de seguros que tiverem interesse e possuam os requisitos necessários para essa operação. Desenvolveremos e disponibilizaremos softwares de gestão administrativa, financeira e comercial, entre outras ações. Vamos ainda instituir serviços via certificação digital, como eleição por voto eletrônico, o que irá oferecer transparência e facilidade para os corretores de seguros exercerem seus direitos.
A gestão política com representantes do Governo e do setor é outra grande atenção da atual diretoria. Capacitar os corretores de seguros com sistemas de ponta e obter representatividade para fazer com que a tecnologia seja aliada da categoria são meus objetivos e compromissos pelos próximos quatro anos.

*Manuel Matos é delegado representante do Sincor-SP na Fenacor.

 

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO