Ultima atualização 23 de maio

Lei do Desmonte Legal de veículos é sancionada pela presidente Dilma Rousseff

Novas regras começam a vigorar no período de um ano

A Lei Federal 12.977, que regula e disciplina a atividade de desmontagem de veículos automotores terrestres no Brasil, acaba de ser sancionada pela presidenta Dilma Rousseff.  As novas regras começam a vigorar em um ano. A expectativa do mercado de seguros é de que haja uma grande redução dos índices de roubos e furtos de veículos no país, além da possibilidade da criação de novos produtos voltados para veículos com mais de cinco anos.
Para o diretor-executivo da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Neival Rodrigues Freitas, a nova regulamentação é um marco para o setor e beneficia a sociedade como um todo.  “As novas regras para desmontagem de veículos estão diretamente ligadas ao combate à violência e à criminalidade. Em 2013, cerca de 470 mil veículos foram roubados ou furtados no Brasil e menos da metade deles, 234 mil, foram recuperados. Do total de veículos que não são recuperados, a maior parte tem como destino os desmanches ilegais”, afirma o executivo, ressaltando que o latrocínio é uma das principais causas de morte no país.
Com a nova lei federal, a empresa de desmontagem deverá estar registrada no Departamento de Trânsito (Detran) de seu estado, ter inscrição nos órgãos fazendários e possuir alvará de funcionamento expedido pela autoridade local. Além disso, a lei prevê a criação de um banco de dados nacional de registro das peças que serão reutilizadas, conforme regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Freitas ressalta ainda que as peças usadas e com origem comprovada permitirão que a Superintendência de Seguros Privados (Susep) desenvolva produtos específicos, destinados a proprietários de veículos com mais de cinco anos – hoje, um mercado de 30 milhões de veículos no Brasil. “A nova regulamentação não permite a comercialização direta das peças de segurança, como sistemas de freios e suspensão, entre outras. Estas terão destino sustentável e poderão retornar para os próprios fabricantes ou serão vendidas como matéria-prima para a indústria siderúrgica”, explica, destacando a importância da lei no impacto do meio ambiente com o descarte adequado de resíduos fluidos e sólidos. “A geração de novos empregos formais, o aumento da arrecadação de impostos e a redução das fraudes em seguros são outros benefícios importantes que chegam com a nova lei federal”, conclui.

T.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO