Ultima atualização 18 de setembro

População mundial está pronta para arcar com custos de riscos futuros, aponta pesquisa

Estudo encomendado pela Swiss Re mostra também que as pessoas querem que seus líderes políticos “façam mais” para enfrentar esses riscos

Indivíduos ao redor do mundo todo estão conscientes dos riscos que podem enfrentar no futuro. Mas, por outro lado, também afirmam que estão prontos para arcar pessoalmente com o ônus financeiro que esses riscos podem gerar. E ainda querem que seus líderes políticos façam mais para enfrentar um mundo com mais riscos no futuro.

Este é o principal resultado obtido em um levantamento encomendado pela Swiss Re, por ocasião do seu aniversário de 150 anos, que entrevistou por volta de 22 mil cidadãos em 19 mercados, nos cinco continentes, com idades a partir de 15 anos.  A pesquisa foi realizada entre abril e maio de 2013 pela consultoria Gallup.

Sob o lema ” Mentes abertas – conectando gerações ” , a Swiss Re pretende promover um diálogo sobre os riscos e como a sociedade e as gerações estão se preparando para enfrentá-los no futuro.
Os entrevistados foram questionados sobre as questões que mais os preocupam, como envelhecimento, alterações climáticas, desastres naturais, e suprimentos de energia e alimentos. Quase todos estão preocupados com as perspectivas para a economia. As preocupações com o aquecimento global e os desastres naturais também são comuns.
A maioria dos entrevistados diz que está bem consciente dos riscos que pode enfrentar no futuro, e está disposta a tomar medidas para resolvê-los – mesmo que isso afete seu próprio bolso. Mas muitos também dizem que a política adotada por seus governos não resolve totalmente os riscos enfrentados hoje e os que serão encarados pelas gerações futuras.
“Estes resultados mostram que os indivíduos estão dispostos a assumir tanta responsabilidade quanto seus líderes. Estas constatações são um convite para uma melhor cooperação entre o governo e o setor privado.  É vital se preparar sistematicamente para o futuro e tornar as sociedades mais resilientes. É onde a Swiss Re também desempenha um papel fundamental, por meio da sua experiência com o risco”, analisa David Cole, Chief Risk Officer do Grupo Swiss Re.

Os principais resultados incluem:
– 70% dos entrevistados estão dispostos a assumir a responsabilidade pessoal por seus próprios custos com aposentadoria;

– 84 % acham que as mudanças climáticas serão responsáveis por mais desastres naturais no futuro;
– quase 8 em cada 10 temem danos provindos de terremotos, inundações ou outro desastre natural nos próximos 20 anos;
– 75% usariam energia renovável se houvesse disponibilidade;
– 91% querem que os governos façam mais para promover a eficiência energética;
– A fome é uma grande preocupação , não apenas no mundo em desenvolvimento;

Despesas na aposentadoria e custos com doenças
Os resultados da pesquisa mostram que, em todo o mundo, a autossuficiência é vista como a chave para lidar com os riscos do futuro.
Mais pessoas preferem pagar um plano de previdência privado para sobreviver durante a aposentadoria (29%), se aposentar mais tarde (19%) ou cortar gastos, uma vez aposentados (22%) do que confiar no estado (13%).
Quando o assunto é o financiamento de cuidados de longa duração para os parentes idosos, de um terço a metade dos entrevistados em todos os mercados e grupos de idade dizem que comprariam seguro para ajudar a cobrir os custos.
Mas grande parte dos entrevistados, por volta de 43%, espera que o governo ainda forneça os cuidados universais com saúde; mais de 35% dizem que os cuidados com a saúde para os pobres devem ser financiados por fundos públicos.

Preocupações com mudanças climáticas
A maioria dos entrevistados se sente ameaçada pelo risco que as mudanças climáticas representam para a sua comunidade. Mais da metade (58%) pensa que as alterações climáticas, no futuro, contribuirão para desastres naturais “em grande medida” ou “em certa medida” e 26% acredita que contribuirão “em pequena extensão”.
77% dos entrevistados têm medo de ser atingidos por um desastre natural nas próximas duas décadas – e muitos acreditam que o governo iria deixá-los com o ônus por quaisquer danos. Por outro lado, apenas um quarto (27%) dos entrevistados pensa que a preparação do governo contra desastres é ” ruim ” ou “muito ruim”.

Dinheiro é um fator limitante para a energia verde
9 em cada 10 pessoas entrevistadas (91%) querem ver os governos fazerem mais para garantir o uso eficiente da energia. 3 em cada 4 pessoas afirmam que usariam energia renovável – se esta estivesse disponível para uso -, mas quase metade deles (48%) disse não poderem se dar ao luxo de pagar mais por ela.

Desperdício de alimentos e preços são os principais culpados na segurança alimentar

90% dos entrevistados opinaram que muitas pessoas ao redor do mundo não têm acesso a alimentos suficientes e uma esmagadora maioria (80%) acha que mais alimentos precisam ser produzidos para alimentar todo mundo. 81% dos entrevistados também afirmam que a principal causa dessa escassez é o desperdício de alimentos. Na opinião de 66%, a escassez de comida em seus países ocorre devido aos preços elevados –  sugerindo que os setores público e privado precisam fazer mais para tornar o alimento disponível para todos.
” Um resultado surpreendente e animador desta pesquisa é o amplo acordo entre jovens e velhos – como eles percebem os riscos e como as sociedades podem enfrentá-los da melhor forma. Esta aliança entre as gerações é exatamente o que precisamos para criar as comunidades resilientes e inclusivas de amanhã”, finaliza David Cole.

Jamille Niero / Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO