Um estudo recente divulgado pela consultoria Gartner revelou que os smartphones responderam por 51,8% da venda global de telefones celulares no segundo trimestre de 2013. Isso corresponde a 225,3 milhões de aparelhos comercializados. Outra pesquisa mostra que, de abril a junho, foram vendidos mais de 45,1 milhões de tablets.
No Brasil, segundo pesquisa feita pela Nielsen, 36% da população possui um smartphone. Já o levantamento realizado pela CVA Solutions indica que, em 56% das casas nas quais há computadores, a máquina principal é um notebook, e 2% dos aparelhos são tablets. Ter um seguro para eletrônicos hoje não é mais um capricho, mas, sim, uma necessidade, pois é um meio de preservar um patrimônio valioso.
Marcelo Blay, sócio-diretor da minutoseguros.com.br, diz que, para atender à demanda desse público que está sempre conectado e não larga de seus gadgets, a companhia passou a oferecer, de maneira totalmente online, a venda de seguro para portáteis. “O seguro que vendemos cobre diversos imprevistos que venham a ocorrer com notebooks, netbooks, ultrabooks, smartphones e tablets. A apólice pode ser feita também para câmeras e filmadoras”, explica Blay.
Oferecidos em parceria com a Porto Seguro, os planos garantem a reposição do equipamento no caso de subtração do bem (exceto quando o equipamento for deixado no veículo, em mesa de restaurante ou de bar etc.) e a compensação dos prejuízos decorrentes do impacto de veículos, incêndios, explosões ou vendavais. Ainda é possível contratar uma cobertura para danos causados por descargas elétricas ou curtos-circuitos.
Além do aparelho, os arquivos digitais armazenados por eles, como fotos, vídeos e documentos, são para seus donos tão importantes quanto o dispositivo. Por isso, o seguro de portáteis comercializado pela minutoseguros.com.br conta também com o serviço de backup gratuito de até 5GB de dados guardados na nuvem (cloud computing).
Realizada de maneira 100% on-line, a contratação pela minutoseguros.com.br pode ser feita através de preenchimento dos dados no site. Feito isso, a cotação é gerada na tela do computador e a contratação pode ser realizada na mesma hora pela internet. Aquele que comprar o seguro pela corretora terá à sua disposição um suporte de profissionais especializados na área, que poderão explicar, via telefone ou chat, todos os detalhes da apólice e tirar dúvidas. Além disso, o cliente poderá obter informações sobre as coberturas no próprio site da corretora.
O preço do seguro varia de acordo com o equipamento. O segurado recebe a apólice contratada via e-mail, com todos os dados do seguro adquirido. “Nós, brasileiros, gostamos do contato humano e de interagir socialmente. Prova disso é que o Brasil é a segunda maior população mundial no Facebook. Por isso, apostamos forte nesse formato de negócio com uma equipe de atendimento qualificada”, finaliza Blay.
J.N.
Revista Apólice